Por Ntumua Manuel de Deus
Kimbele (ou Quimbele, de forma aportuguesado), é vila e comuna sede do município da província do Uige corresponde ao mesmo nome…
ETIMOLOGIA E SURGIMENTO
Segundo as fontes locais afirmaram que o termo Kimbele nasce de Mbele, nome que em Kikongo significa #_Faca“. Acredita-se que velho_Mbele foi uma figura emblematica na região e actualmente é pouco conhecido, e que pertencia subgrupo KiNkanu que viveu no território antes da chegada dos portugueses e que posteriormente o território ganhou o nome em sua homenagem. “KI” outro termo que se apresentou como designação da região do velho Mbele.
Outras fontes orais afirmam que o que dá origem ao nome é o instrumento de luta “arma” do Rei MUANA UTA/KABAMBA, (Pai). Sendo o primeiro a construir na actual localidade onde situa o município, após a chegada dos portugueses foi construída uma vila que posteriormente para sua inauguração precisava do REI enquanto entidade máxima que o colono encontrou.
Não estando presente n’altura mandou um mensageiro lhe dando a sua catana para o representar.
O teórico da mensagem foi:
– Vai e leva essa catana, diz para eles que o REI não vai poder estar presente. Para o representar mandou a mim. Para evitar que haja dúvidas, aqui a sua Catana MBELE MBELA que ele Mandou.
Para ganhar a lógica, essas palavras foram ditas na língua local “Kikongo.
Na versão do “Kikongo” falado naquela circunscrição, não é errado falar KIMBELA porquê o que dá origem ao nome é um instrumento ou arma de luta „catana” que é justamente chamado de MBELA por lá.
No município encontra-se os subgrupos etnolinguísticos bakongo: bansosso, bakano, balungi e bayaka, cuja pronunciação vai diferindo de subgrupo para outro. Os povos de Kimbele são maioritariamente Bayaca que sairám do Mbanza Kongo através dos conflitos etnicos e disputa pelo poder indo para as Lundas e que depois se estalaram na actual região. Eram guerreiros e alguns foram usados pelos portugueses para derrotar o Reino do Kongo.
No passado Kimbele foi um dos núcleos da Resistência anti colonial, no 25 de Maio de 1961, os seus bravos filhos como saldados da #_UPA lutaram com os colonialistas portugueses no qual tombaram mais de 360 munícipes (Um outro assunto que foi detalhado no capítulo 04 deste livro, sobre o Contributo dos povos do Uíge na Luta de Libertação e Independência de 1975).
Kimbele heroicamente venceu a luta. Fruto de coragem e da bravura dos seus habitantes e da incansável resistência contra o exército português, os colonos rotularam os bravos filhos de Kimbele de “rebeldes” (como ainda são descriminados por alguns até nos dias actuais).
Dia 20 / 07 / 1938 é a data em que Kimbele foi elevado à categoria de vila e o dia 13/10/1969 data em que ascendeu a categoria de Concelho.
Com a presença colonial no actual região e suas implicações nas localidades resultou em várias mudanças e que permaneceu até hoje.
Fonte: Livro UÍGE SOCIEDADE HISTÓRIA E CULTURA” Páginas . 237 e 239.
Deixe uma resposta