Igreja católica no Uíge agradece pela nomeação do novo bispo

Imagem: Gentileza, rádio Eclésia - Uíge

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 02/02 (Wizi Kongo) – Santa Sé nomeou hoje terça feira o novo bispo da igreja católica na diocese do Uíge, Dom Joaquim Nhangango Tyombe, de 51 anos de idade é o novo prelado para conduzir os destinos da igreja católica na terra do café.

Terminou o período de vacância na diocese do Uíge com a nomeação do novo pastor da igreja, a informação foi anunciada hoje por volta da 13 horas de tarde, trata-se de Dom Joaquim Tyombe, que substitui a vacatura deixado pelo Dom Emílio Sumbelelo que a dois anos deixou a diocese para exercer a mesma missão em Viana-Luanda.

Rui Carvalho, padre passionista e pároco da Santa Cruz que falou em exclusivo ao Wizi Kongo, este por sua vez disse que a vinda do Dom Joaquim a diocese do Uíge é bem vindo pois a ausência do bispo fazia muita falta e que se esperava desta nomeação. Não será fácil, mas com ajuda do espirito santo Deus ajudará, disse Rui.

Raimundo Teca, fiel católico, que também falou ao Wizi Kongo, rebateu em dizer que a diocese do Uíge deixou de ser sed vacant e como cristão desejou boas vindas ao novo prelado. Sentido de renascer de uma nova esperança e apelou que Dom Joaquim administra a igreja na base da unidade entre os irmãos.

Dom Joaquim Nhangango Tyombe, de 51 anos de idade é natural de Cacula Província da Huíla, nasceu em 1969, doutorado em teologia sistemática pela faculdade teológica da universidade católica de Lisboa “Portugal”, até a data da sua nomeação desempenhou a função de reitor e professor do seminário maior de teologia no Lubango.

PUBLICIDADE

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.