Por Jeremias Kaboco|Jornalista
Uíge, 06/08 (Wizi-Kongo) – Irregularidades no concurso público de ingresso externo no ensino supeior, minam a credibilidade no Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge e afasta a tão esperada vaga aos potenciais candidatos com perfís exigido por lei.
A falta de nomeação de um corpo de júri pelo coordenador da comissão de gestão do ISCED na província do Uíge, é uma das polémicas que tira a credibilidade do referido concurso público de ingresso externo, disse um dos candidatos a este portal que preferiu o anonimato comparando com o processo que está a decorrer a nivel das instituições do ensino superior a nível do país.
Até ao momento, não foi publicado nenhum calendário (cronograma) concernente as fases do concurso onde a entrega das candidaturas terminou no pretérito dia 24 de Junho, e os candidatos não sabem o andamento do processo, tirando assim lisura e imparcialidade.
Segundo os documentos que o Wizi Kongo teve acesso exarada pela antiga ministra do Ensino Supeior Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) Maria do Rosário Bragança, datado de 12 de Abril do presente ano, sobre abertura do concurso público, orienta nas alineas c), d), e e) que orienta o gestor máximo da instituição exarar o despacho de abertura do concurso público, podendo constar no mesmo documento o corpo de júri, observando o disposto nos artigos 5º, 6º e 14º, ambos do decreto presincial nº 102/11 de 23 de Maio e que estabelece os princípios gerais sobre o recrutamneto e selecção de candidatos na administração pública.
A outra irregularidade verificada no processo é, as candidaturas foram feitas no departamento de recursos humanos onde o responsavél deste departamento tambem é canditado ao referido concurso violando o despacho ministerial que proibe a selecção de funcionários já são efectivos.
A outra pedra no sapato que o concorentes clamam, é a experiência de trablho no sector de ensino superior que está a ser exigida aos candidatos que varia entre três à 4 anos de experiência.
Procuramos ouvir o responsável de recursos humanos do Instituto Superior de Cièncias de Educação/ISCED Uíge, não obtivemos êxitos até ao desfecho desta matéria.
Deixe uma resposta