Por Analtino Santos
Eyongh Nkumu, Double CD, Júnior Fila, Gianelli Mbemba, Didier Romário, Racine Sunda, Cuisse de Poulet, Al-Djabir Mamba, J3 Kinsiaka, Ya Tata Ilenda e Fondé Mbonda estão entre os cantores que participam na primeira edição do “Festival de Rumba FE. RE”, que acontece hoje, a partir das 15h00, na Esplanada Juamor, no bairro Capolo, Palanca, em Luanda.
A organização confirma a presença de ícones da Rumba Congolesa em Angola, como Samangwana, Teddy Nsingi e convidados surpresa da República Democrática do Congo (RDC) e do Congo.
O festival é uma iniciativa do músico Tshibuabua Beya Double CD, com o apoio dos empresários Júnior Amorim, Blaise Kaba, grupo Matukaba e da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi, que estão a tornar realidade o Festival de Rumba.
De acordo com a produção, a canção “Rumba Identité”, tema que será interpretado por todos os músicos, é considerado o hino do festival em todas outras edições.
A música foi escrita e composta pelo músico Eyongh Nkumu, autor de “Suco de Amor”, cujo hino do festival será executado na cerimónia de abertura e no encerramento. A banda “Herança Sagrada” tem a responsabilidade de acompanhar os artistas seleccionados para o evento.
Tshibuabua Beya Double CD, o mentor do festival “FE.RU”, pretende que a actividade possa ser estendida a uma escala internacional e apela a todos os fazedores culturais a apoiarem o projecto, por reunir artistas nacionais e estrangeiros da região para a troca de conhecimento e promoção das suas culturas.
Via JA
Deixe uma resposta