Por Alfredo Dikwiza/Jornalista
Uíge, 28/07 (Wizi-Kongo)- “Menino Katumbu”, do escritor Garcia Pedro Teleka, é a primeira obra literia infantil da província do Uíge, que, no dia 01 de Junho, aàs 10 horas, na escola do Magistério Cor Maria, no centro da cidade do Uíge, será colocada ao público para sessão de vendas no valor de 3.500,00 (três mil e quinhentos kwanzas”, sublinhou, hoje, terça, ao Wizi-Kongo, o proprietário do livro que contém 24 paginas.
Como disse, o titulo em referência «O MENINO KATUMBU», é um conto culturalmente forte e muito abrangente no mundo da literatura infantil, é um conto que resume um episódio do menino de nome Mwanza, isto é, na cidade do Carmona que pelo seu aspecto físico, sua forma de agir e de ser, suscitava curiosidades para quem o visse pela primeira vez.
“E, segundo a tradição mística da zona, ele apresentava uma característica de um filho proveniente de sereia”, sustou o escritor.
Licenciado em Economia, na especialidade de Economia Monetária, na Faculdade de Economia da Universidade Kimpa Vita do Uíge, Garcia Pedro Teleka, nasceu na aldeia do Vamba, município do Bembe, província do Uíge, em 1991. Seu gosto pela literatura nasceu em 2007. Entretanto, é fundador do Centro de Alfabetização Mundo do Saber, onde criou o Clube das Artes Estrelas do Saber, com objectivo de ajudar as crianças a cultivar o amor pelas artes e leitura; começando por contar estórias, ensinando canções, poesia e o teatro.
No seu percurso, foi membro do Movimento Literário Viva Arte do Uíge, onde ocupou o cargo de Secretário Executivo e como Actor, fez parte do Grupo Protesa Teatro, onde ocupou, igualmente, o cargo de Secretário Executivo e, é, também, mentor e Coordenador Executivo do grupo Círculo Literário Letras Vivas, grupo vencedor do prémio Rostos do Uíge 2019, na categoria Literatura – Melhor Grupo do Ano, mentor da Associação Geração Visionária.
É Escritor, Mentor de Projectos Sociais, Formador nas Áreas de Literatura (especificamente em Escrita Criativa) e Professor do IIº ciclo do Complexo Escolar nº 40 de Vista Alegre, nº 40, onde leciona a disciplina de Empreendedorismo.
- Como escritor, Pedro Teleka, destacam-se várias publicações em revistas de literatura nacional e internacional, como: a Revista Internacional Òmnira da Baia – Brasil, Revista Kamba e Coletâneas como: Com Amor & Luta, organizado pelo Escritor brasileiro, Roberto Leal e a Coletânea Escritos de Quarentena, organizada pelas Edições Handyman e nos últimos anos, publicou diversamente na página Cultura, isto é, em sugestão de leitura, do Jornal Folha 8. Actual Director Geral do Centro de Alfabetização Nova Sabedoria, Director de Gestão da Gáfica Makango e Professor.
Deixe uma resposta