
Uíge – Cento e 67 professores do ensino primário, I e II Ciclo são necessários para responder a demanda no município do Mucaba, informou hoje, o director municipal da Educação, João Moniz.
No concurso público de 2018, o municipio do Mukaba beneficiou da admissão de 51 novos professores, das mil e duzentas vagas atríbuidas à província.
Em declarações à Angop, o responsável referiu que 115 são para reforçar o ensino primário, 32 para o I ciclo local e 20, para o II ciclo.
Actualmente, a Direcção Municipal de Educação de Mukaba controla 488 professores, número insuficiente para responder as necessidades dos 16 mil alunos matriculados no municipio, nos três níveis do ensino de base existentes.
Apesar da situação, João Moniz avança que o Ministério da Educação, no seu plano para concurso público para 2019, contempla mais vagas de professores para o município.
Para melhorar igualmente o processo de ensino e aprendizagem em Mukaba, disse, até 2020, terá mais cinco novas escolas, atendendo que tem actualmente 48 escolas, dos quais 43 do ensino primário, quatro do I Ciclo e um para o II Ciclo.
O sistema de ensino no Uíge conta com 14 mil 328 professores no total.
O municipio de Mukaba posssui uma população estimada em 41.008 habitantes, segundo dados do Censo da População realizado em 2014.
Leave a Reply