Uíge – A sociedade “Mazenzele Munitu Nkueno” está a materializar um projecto de implementação de diversos jogos tradicionais da província do Uíge, no sentido de resgatar, promover e difundir a cultura local.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à Angop, pelo mestre nacional de jogos tradicionais Manuel Mendes tendo referido que o projecto contempla doze jogos nomeadamente “Ngangu”, “Nkuma”, “kitabu”, “kimputo”, “Nsekila”, “Mbay”, “Mbaka Mavata”, “Date”, “Ndiso”, “Nguizani”, “Mbebila” e “Wady”.
Segundo o especialista, muitos desses jogos tradicionais tendem desaparecer, razão pela qual se criou o projecto, que vai fomentar a prática desses jogos às novas gerações.
Esses jogos tradicionais, explicou, eram praticados, principalmente, nas regiões rurais da província do Uíge, que consistiam em fazer, no chão, pequenos buracos, tracejados e quadrados.
As partidas, complementou, eram jogadas com pedras pequenas.
Fez saber que a sociedade Mazenzele está a implementar esses jogos tradicionais feitos a base de madeiras com pequenas escavações.
“Esses jogos servem de divertimento de jovens e adultos, assim como ajuda a pessoa ter raciocínio rápido e lógico”, salientou.
Por seu turno, o director provincial da Cultura do Uíge em exercício, Moisés Feliciano, disse que o sector vai apoiar a iniciativa, que visa o resgate dos jogos tradicionais da região.
Via Angop
Deixe uma resposta