Rev. Makondekwa, professor superior do kikongo

Reverendo Makondekwa e a esposa com o autor do texto ( a direita ), em Londres , 2002.

 

Por Mpanzu Abílio

 

UM SERVO DE DEUS COM UM SENSO DE HUMOR MUITO ESQUISITO E BOA PERSPECTIVA SOBRE AS COISAS.

ELE É O PROFESSOR SUPERIOR DE LÍNGUA KIKONGO ENTRE OS AZOMBO

Ele é a pessoa que definiu os parâmetros de língua Kikongo (Kizombo) e tornou-o ensinável. Em um de seus e-mails durante nossa correspondência, o professor John Thornton (historiador) da universidade de Boston (EUA) disse que, fala Kikongo graças ao curso de língua Kikongo do Rev. João Makondekwa, gravado em cassetes áudio em Londres, em 1987.

Muitos nativos Azombo falam Kikongo com erros gramaticais, alguns não conseguem escrevê-lo correctamente. Os Azombo devem agradecer ao Rev. João Makondekwa pelo seu grande trabalho.

É único em termos de LÍNGUA DE ENTOAÇÃO E PRONÚNCIA.

Existem outros cursos Kikongo noutras variantes online. Mas nenhum deles pode ser comparado ao trabalho do Rev. João Makondekwa em termos de precisão e atenção aos detalhes. Lembro-me na minha igreja local (IEBA-Combatentes em Luanda) nos anos 1980. Durante a adoração, quando o Rev. João Makondekwa era pregador do dia, teve a audácia de fazer toda a congregação parar (1) no meio da entoação e destacar erros gramaticais no hino (como erradamente foi cantado) e apresentava o que era o Kikongo gramaticalmente correto (2) . Só um homem de convicção poderia fazer isso!

Quem acha que fala um bom Kikongo, deve perguntar a si mesmo Será que eu posso ensiná-lo correctamente a um estrangeiro?” Se não tiver a certeza, o trabalho do Rev. João Makondekwa está lá para ajudar. É uma boa referência e aqueles que são mesmo corajosos podem tomar isto como base, e ir mais longe.

O TOPO CALVINISTA DA IEBA (DEFENSOR DA TEOLOGIA REFORMADA) DE SUA GERAÇÃO (3)

O Rev. Makondekwa

Um homem que ama o Senhor e a Sua igreja.

Durante uma das nossas conversas ele disse-me que em meados dos anos 1970, quando voltou para Angola, da Inglaterra, onde passou um bom tempo. Estudando e trabalhando para a igreja, foi- lhe oferecido (perguntado duas vezes, ou seja, em duas ocasiões diferentes) um trabalho secular muito bom pelo chefe de estado o Dr. António Agostinho Neto, mas ele recusou a oferta dizendo que a sua vocação era servir a igreja (4) . Na verdade, ele trabalhou pela Sociedade Bíblica de Angola (o primeiro Secretário Geral) por muitos anos.

A União Biblica de Angola partilhava os escritórios com a sede da Sociedade Bíblica de Angola nos anos 1980 graças à ajuda do Rev. João Makondekwa. Naquela época eu trabalhava como voluntário para a UBA.

O Rev. João Makondekwa (JoMako) é uma pessoa carinhosa. Sempre que eu ia ao seu gabinete, para buscar conselhos mesmo quando ele estava ocupado, sempre arranjava tempo para que pudesse me ajudar e ele entendia bem, a luta dos jovens cristãos em questões de santidade. Ele era meu mentor e é o meu herói.

Em 1975/1976 ele foi na missão da A Associação das Igrejas Baptistas no Exílio IEBA, a ACEBA ( foi a IEBA em fase embrionária) para Kuilu-Futa viajando mais de 100 km a pé. Posso testemunhar isso porque o jovem que foi seu ajudante durante esta viagem a “Simu-di- Kuilu” (banco sul do distrito do rio Kuilu) era meu próprio irmão i.e. Ya Bens.

 

(1) – Lembre-se, na congregação haveria pessoas mais velhas (Mbuta-Za- Wantu) do que ele. Não era falta de respeito, mas uma convicção de que a pureza de nossa língua materna deveria ser protegida e defendida.

(2) – Nkunga 547 ( verse-2 Kwa ngwa zeto wawete[ deveria ser: NGWA-WETE])

(3) – O principal ensinamento da teologia reformada: A doutrina fundamental de todas as doutrinas cristãs: A SOBERANIA DE DEUS.

(4) – Pergunte-se qual seria a reação de qualquer pastor evangélico angolano nos nossos dias, se alguma coisa semelhante (uma oferta de emprego do chefe de Estado!)lhe acontecesse.

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