
Songo – Sessenta e oito mil pessoas dos cinco anos até a terceira idade, serão vacinadas, no município do Songo, contra febre-amarela, durante a campanha iniciada esta sexta-feira e termina no dia 19 do mês em curso.
Falando na cerimonia de lançamento da campanha no bairro II, periferia da sede municipal do Songo, a administradora local, Adelina Alexandre Pinto, destacou a importância da imunização da população contra a doença.
Segundo ela, a campanha visa combater as doenças que assolam a região, onde além da febre-amarela, prevê-se também a imunização contra tétano, pentavalente, poliomielite e outros.
Adelina Pinto disse que as vacinas serão extensivas também para os centros e postos de saúde, com destaque aos centros maternos infantis, aconselhando ainda aos munícipes a aderirem a campanha.
A responsável condenou, por outro, certas ceitas religiosas e famílias que rejeitam as vacinas.
Já o chefe da saúde pública e controlo das grandes endemias do Songo, Baya Bernardo Teca fez saber que a nível do município do Songo foram mobilizados 208, técnicos dos quais, 34 registadores, igual número de vacinadores, 34 mobilizadores, quatro supervisores e um agente de logística na sede municipal.
Já na comuna do Quinvuenga as equipas estão constituídas por 16 registadores, igual número de vacinadores e mobilizadores e dois supervisores.
O município do Songo é um dos 16 que compõe a província do Uíge, tem uma comuna, a de Quinvuenga, 13 regedorias, 81 aldeias e uma população de 62.363 habitantes e dista a 40 quilómetros da sede capital da província.
Via Angop
Deixe uma resposta