Uíge – A vila de Maquela do Zombo, na província do Uíge, celebra hoje, quinta-feira, o seu 112º aniversário desde a ascensão à essa categoria.
Com a asfaltagem em curso de mais de nove quilómetros da sede municipal, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a vila está a ganhar uma nova imagem.
A localidade poderá ganhar, igualmente, em breve, um novo sistema de abastecimento de água, com capacidade de 300 mil metros cúbicos/hora.
A localidade consta das três sedes municipais da Província do Uíge Uíge (Negage, Uíge e Maquela do Zombo) que beneficiam de energia eléctrica da rede pública, produzida a partir da barragem de Capanda.
Os munícipes, cada um a seu jeito, organizaram várias actividades, sobretudo comerciais, associando-se ao programa da de actividades da administração municipal.
Para comemorar os 112 anos de fundação da vila, a administração Municipal local agendou a realização de uma feira agro-industrial e de serviços, colóquio sobre a evolução histórica, tradições, hábitos e costumes de Maquela do Zombo, assim como actividades recreativas e culturais.
Localizada a 310 quilómetros da cidade do Uíge, a vila de Maquela do Zombo partilha uma fronteira de centenas de quilómetros com a República Democrática do Congo (RDC), através de oito postos de fronteiriços.
Via a
Deixe uma resposta