Por António Capitão
A Estrada Nacional (EN) 150, que liga a comuna da Alfândega, no município do Sanza Pombo, à Cangola, sede municipal de Alto Cauale, clama por obras de reparação.
A situação começa a preocupar os automobilistas pela degradação do asfalto, é o caso do taxista Miguel Paulo, que exerce a actividade nesse trajecto de 64 km.
“Agora demoramos mais tempo na estrada porque temos de reduzir a velocidade devido aos buracos que começam tão logo deixamos a comuna da alfândega até a comuna de Caiongo”, explica ao Jornal de Angola e acrescenta que “já começamos a verificar algumas avarias nos sistemas de suspensão das viaturas porque há troços que não temos escapatórias para as crateras”.
Por sua vez, João Fernando, que é comerciante e leva para o município de Alto Cauale produtos manufacturados e bens alimentares, como o açúcar, o óleo, o sabão, o sal e outros para comercializar ou trocar por produtos do campo, é de opinião que as autoridades da província se previnam com a reabilitação da estrada antes que a situação se agudize ainda mais e fique insustentável para a população local.
“Acredito que pelo estado que a estrada ainda se encontra é possível que o governo da província consiga reunir recursos para intervir. Se se aguardar que as coisas se piorem, podemos ver, futuramente, a mesma a se degradar totalmente, deixando a população aflita, sem boas condições de circulação”, reflectiu.
Via JA
Deixe uma resposta