Por António Capitão
A cidade do Uíge tem duas novas salas de Informática, instaladas no Instituto Médio Politécnico, equipadas com 21 computadores cada, com ligação à Internet.
Trata-se de uma iniciativa da Internet Technologies Angola (ITA), que tem como objectivo aumentar a literacia digital e melhorar a qualidade do ensino da disciplina na região. O projecto custou 30 milhões de kwanzas.
Com as duas novas salas, o Instituto Médio Politécnico do Uíge tem agora quatro recintos para as aulas práticas de Informática.
Uíge é a terceira província a beneficiar do apoio da empresa ITA, no quadro da sua responsabilidade social, depois das províncias da Huíla e Namibe.
A secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, que inaugurou as salas, enalteceu o gesto da ITA, que se junta aos esforços do Executivo na criação de condições para os alunos e professores aperfeiçoarem os seus conhecimentos.
“Esta não é apenas uma simples oferta de equipamentos informáticos, mas um acto de elevado simbolismo patriótico e compromisso nobre para uma educação de qualidade, inclusiva e baseada na tecnologia”, expressou.
Para a governante, as novas salas de Informática representam um passo significativo na inclusão digital, inovação e o sucesso escolar, na medida em que vai melhorar a qualidade do ensino, reforçar as competências dos professores, ampliar a rede de conectividade e pesquisa científica.
O director-geral da Internet Technologies Angola, Francisco Pinto Leite, disse que a iniciativa enquadra-se na parceria com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que tem como objectivo manter o bom funcionamento das duas instituições.
Para além dos equipamentos de Informática, sublinhou, a iniciativa vai permitir que os alunos beneficiem de Internet grátis, com a instalação do serviço Angola Online.
A vice-governadora do Uíge para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Helena Pereira, referiu que as duas novas salas de Informática constituem um passo importante no processo de aprendizagem, sobretudo nas matérias ligadas às Teconologias de Informação(TIC).
Via JA
Deixe uma resposta