Munícipes no Bembe satisfeitos com a redução dos preços dos bens alimentares

Bembe – Os munícipes do Bembe, 150 quilómetros da sede da província do Uíge, estão satisfeitos com a redução dos preços dos principais produtos alimentares, fruto do aumento da oferta, sendo que a medida facilita o poder de compra e a sustentabilidade das famílias.

Numa ronda efectuada hoje pela Angop, nos principais estabelecimentos comerciais do município do Bembe, os consumidores e comerciantes manifestaram-se satisfeitos com a ligeira baixa de preços dos produtos, sobretudo o do arroz, açúcar, peixe sardinha, óleo vegetal, tomate, fuba de milho e feijão.

Ngombo João Dongala, habitante na sede do Bembe, louvou os esforços do Executivo na procura de soluções para ultrapassar as dificuldades que a população enfrenta no sector social.

Para si, a redução dos preços dos principais produtos da cesta básica está ajudar os munícipes a recuperarem o poder de compra.

Conceição Sebastião, 25 anos, que comercializa açúcar, arroz e sal há dois anos no mercado municipal do Bembe, disse que nos últimos dois meses os preços dos produtos alimentares no município estão a baixar consideravelmente.

“Estamos a registar uma redução positiva dos preços porque o saco de açúcar que numa dada altura comprávamos no valor de 18 mil kwanzas, actualmente custa 12 à 13 mil kwanzas, ao passo que o saco de arroz que custava 12 mil kwanzas passou para nove mil kwanzas”, expressou.

Outro proprietário de um estabelecimento comercial na sede do Bembe, Kanga Eduardo, disse que a caixa de peixe sardinha que já atingia a oito mil kz, custa agora 5.500 kwanzas, para quem a redução ajuda os compradores e comerciantes.

Por outro lado, a munícipe Cesaltina Manuel Miranda frisou que os preços estão a baixar, mas não o suficiente.

Já Mafuamuntu Actos, proprietário de um Mini Mercado, é de opinião que se os preços voltarem ao nível anterior vai permitir maior atracção de clientes, bem como o desenvolvimento do comércio.

O comerciante anteviu que quando os preços voltarem ao nível normal, a afluência dos clientes será ainda maior, apontando o arroz, leite Nido, açúcar, massa alimentar e óleo vegetal como sendo os produtos com maior saída.

Localizado a 150 quilómetros a norte da sede da província do Uíge, o município do Bembe é composto por duas comunas Lucunga e Quimaria, 175 aldeias com uma população de 32.139 habitantes (censo de 2014).

A mandioca, ginguba, feijão, milho, café, batata doce, banana, citrinos e hortícolas são entre outros produtos produzidos na região.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.