Agricultores podem adquirir tractores comprados pelo governo

Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro | Bié

Por Valter Gomes

Cinquenta tractores com alfaias, para a mecanização da produção agrícola, foram adquiridos recentemente pelo Governo da província do Uíge, que os vai revender, brevemente, aos camponeses organizados em associações, cooperativas e pequenos agricultores familiares, com vista a alavancar os níveis de produção.

O director do Gabinete Provincial da Agricultura , Eduardo Gomes, que avançou a informação à imprensa, à margem da III sessão ordinária do Governo Provincial, disse que o objectivo é melhorar os níveis da produção agrícola na região, facilitar o trabalho dos camponeses e assegurar a sustentabilidade das famílias nas comunidades.

“O Governo adquiriu 50 tractores para a mecanização da produção agrícola. Já foram seleccionados 30 operadores que vão trabalhar com as máquinas, escolhidos através de critérios legalmente estabelecidos pelo Ministério da Agricultura. Os operadores vão inicialmente pagar 20 por cento do valor total da máquina”, explicou o director.

Eduardo Gomes apontou como principais dificuldades dos camponeses, a falta de recursos financeiros para alavancar os projectos, falta de apoio para aquisição de instrumentos agrícolas, bem como a degradação das vias de acesso que condiciona o escoamento dos produtos do campo para os mercados.
O responsável lembrou que o balanço da época agrícola passada foi positivo, uma vez que o nível de produção atingiu a cima de seis milhões de toneladas, “apesar de que grande parte dos produtos deteriorarem-se no campo por falta de compradores”.

Via JA

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.