Banco de fomento de Angola lança campanha de doação de sangue no Uíge

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 24/08 (Wizi Kongo): – O Banco de Fomento de Angola BFA no Uíge em parceria com o Centro Nacional de Sangue, lança campanha de doação de sangue que vai de 24 à 29.

No âmbito da sua responsabilidade social o banco de fomento de Angola, lançou esta segunda-feira a campanha de doação de sangue em pareceria com o centro nacional de sangue que decorre de 24 ao 29 de agosto. O acto de lançamento coube ao Ranel Castigo, responsável da área social do BFA na província do Uíge.

Ranel Castigo, que falou em exclusivo ao portal Wizi Kongo, disse ser um compromisso que a instituição tem com a sociedade e desta vez fruto de gritos de socorro que se tem verificado no hospital geral do Uíge nomeadamente no centro da hemoterapia, obrigou-nos a solidarizar com o centro, pois dar sangue significa dar vida. Várias organizações foram convidadas e mobilizadas a fim de abraçarem a causa, das quais funcionários do BFA, a brigada de jovens solidários, forçam armadas angolanas da região norte na província do Uíge, empresários e pessoas singulares.

Helena Matondo António, chefe de secção da hemoterapia do hospital geral do Uíge disse ter na reserva cerca de cinquenta balões de sangue e atendendo o tempo as imo-transfusões baixaram significativamente porque neste momento o hospital está calmo, isso faz com que as transfusões reduzem e com esta iniciativa do banco de fomento Angola, veio reforçar o stock do banco de sangue e desde já, a nossa população está percebendo o quanto o serviço da hemoterapia necessita de dadores voluntários e pedimos que gesto de género continue de maneira a mantermos o stock no banco de sangue.

A responsável apelou ainda as populações que cheguem sempre cedo ao hospital de modo a evitar a mortalidade de pessoas por falta de sangue, pois tem-se notado um atraso por parte das pessoas ficando com o paciente em casa e quando chega ao hospital já na fase terminal acabando este por falecer em falta de sangue Pedro Mavuila Fernado, dador voluntário que abraçou a acção solidário disse que sentiu-se motivado em doar sangue em função da carência de várias famílias que acorrem ao hospital, visto que muitos são provenientes em outros pontos do país e não tem parentes na cidade razão pela qual participou no acto.

O banco de fomento de angola conta com três balcões na província do Uíge, sendo duas na cidade do Uíge e uma no município de Negage.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.