Universidade Kimpa Vita realiza 1º campeonato

Por Alfredo Dikwiza e Jeremias Kaboco

Por Alfredo Dikwiza e Jeremias Kaboco

Uíge, 13/05 (Wizi-Kongo) – A Universidade Kimpa Vita, Sétima Região Académica de Angola, fará abertura no dia 18 do mês e ano em curso, o 1º campeonato de futebol onze a disputar-se no sistema de todos contra todos em duas, com participação de oito equipas.

Constam do campeonato, duas equipas da Reitoria, uma da Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte, três da Escola Superior Politécnica do Uíge, uma da Faculdade de Economia e igual número da Faculdade de Direito, como começou a dizer hoje, segunda-feira, ao Wizi-Kongo,  o director para área social do Kimpa Vita, Benvindo Nsamu.

Pensamos dinamizar o desporto na universidade, concretamente o futebol, sabendo que o interesse é tanto por parte dos responsáveis da mesma instituição, bem como dos seus praticantes, foi a pensar nisso que chegou-se a conclusão na realização do primeiro torneiro sob exigida do Kimpa Vita”, justificou.

A posterior, disse, encontra-se em carteira o desejo de formar uma selecção que passará a representar a instituição nas competições nacionais e locais, quiçá ao nível exterior, tendo esclarecido que a nível da associação já foram realizadas várias actividades de futebol onze, mas por iniciativa da instituição essa é a primeira actividade de género.

Benvindo Nsamu apontou que a prova foi realizada com objectivo de descobrir os jogadores com maior potencialidade nesta modalidade e, no fim serão os mesmos a integrarem a selecção do Kimpa Vita. Depois dessa actividade, explicou, os holofotes estão virados em realizar um campeonato universitário com equipas os Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), do Instituto Superior Politécnico Privado (ISPPU) e da Universidade Kimpa Vita, todas locais.

Como disse, a iniciativa é do reitor do Kimpa Vita, João da Silva Gaspar, que sempre defendeu a necessidade de existir uma selecção de futebol, basquetebol e tantas outras modalidades na instituição, tendo afirmado que nessa competição cada unidade organiza responsabiliza em assegurar os equipamentos de suas equipas.

O mesmo campeonato será realizado aos sábados e domingos, com dois jogos por cada dia, todos a decorrerem no campus universitário da referida instituição localizada a sete quilómetro a leste da cidade do Uíge. Cujo acto de abertura contará com presença do reitor, decanos, do director provincial da juventude e desporto, entre outros.

 

            O director para área social da Universidade Kimpa Vita, Benvindo Nsamu. Imagem de Wizi-Kongo

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*