Mais de 3 mil crianças da Damba e do Uíge beficiam de dinheiro da União Europeia

Por Alfredo Dikwiza

Damba, 04/09 (Wizi-Kongo) – Tres mil e 248 crianças, entre essas, 1.345, das quais no município da Damba e 192 outras do município do Uíge, sede da província do Uíge, com o mesmo nome, num total de 1.545 famílias, irão beneficiar do financiamento do dinheiro da União Europeia despuniblizado para Angola por via do Programa de Transferências Sociais Monetárias (PTSM).

O valor atribuido mensalmente será de 3 três mim kwanzas, num máximo de três crianças, por cada família, este valor será pago de 3 em 3 meses. Uma criança, receberá 9 mil kwanzas, sendo que, 2 crianças somarão 18 mil kwanzas e no total de três crianças, o valor pago corresponderá a 27 mil kwanzas, a ser entregue a pessoa que cuida das crianças, identificada no processo de cadastramento.

Na verdade, este programa chegou apenas hoje, quarta-feira, na província do Uíge, depois de ter já sido inaugurado nas outras regiões de Angola, concretamente, Bié e Moximo, cujo acto de implementaçao do Programa de Transferências Sociais Monetárias (PTSM), aconteceu no município da Damba, 197 quilómetros a norte da sede da cidade do Uíge, na voz da titular da pasta de Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernandes Inglês de Almeida Alves.

Damba, para além do Uíge, dois únicos municípios, entre os 16 que compõem a província do Bago Vermelho, que foram alvo deste programa, a semelhança do que aconteceu nas províncias anteriores por onde começou, Bié e Moxico. No Bié, foram implementados os municípios do Chinguar e Catabola, já no Moxico, chegou para as circunscrições de Lukesse e Kamanongue. Na província do Uíge, a transação destes valores será feito através do Banco BAI.

No Bié, por via do Banco Milenium Atlântico e no Moxico vai ser no banco Sol, cujos actos de implementação deste programa nas duas anteriores regiões do país aconteceram nos dias 22 de Agosto e 27 do mês transacto do ano em curso, num programa que será estendido até 2020. Os seis municípios, Chinguar, Catabola, Lukesse, Kamanongue, Damba e Uíge, das três províncias, Bié, Moxico e Uíge, o referido programa será implementado no total de 20.000 (vinte mil crianças), de 14.000 (catorze mil famílias), que teve o financiamento da União Europeia, num valor total de 32 milhões de euros, dos quais, aproximadamente, 9.000.000,00 serão aplicados no Programa de Transferências Sociais Monetárias, que conta com apoio técnico do UNICEF e do Consórcio da Empresa Louis Berger.

Para o êxito deste programa, começou por esclarecer, no acto de implementação do Programa de Transferências Sociais Monetárias (PTSM), a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernandes Inglês de Almeida Alves, que comporta mecanismos de diagnósticos de vulnerabilidade, critérios de elegibilidade mediante o cadastramento, concretamente, no sistema de Informação e Gestão da Acção Social , (SIGAS).

Faustina Alves, disse que o governo de Angola, espera que o mesmo programa venha também contribuir para a prevenção da fuga a paternidade e a maternidade. Assim, antes de terminar o seu discurso, a responsável deixou rasgados elogios aos governadores das províncias do Bié, Moxico e Uíge por terem aceite este desafio.

Igualmente, Faustina Alves deixou elogios aos activistas sociais, entidades singulares e colectivas, bem como as autoridades religiosas e tradicionais, aos parceiros do Estado angolano, no caso, a União Europeia, UNICEF, Consorcio de Empresas Louis Berger e pelo empenho na divulgação das iniciativas do Executivo angolano, foram também agradecidos os órgãos de comunicação social, quer estrangeiros, tanto nacionais.

Testemunharam o acto de implantação do iludido programa, a vice-governadora para área política, económica e social no Uíge, Catarina Pedro Domingos, em representação do governador provincial, Mpinda Simão, autoridades tradicionais, juventude, autoridades religiosas, activistas sociais e tantos outros membros sénior do governo provincial, de organizações não governamentais e tantos outros.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.