Camponeses em Mukaba desbravam 37 hectares para diversas culturas

Uíge – Trinta e sete hectares de terras aráveis foram preparadas no presente ano, pelos camponeses organizados em associações no município de Mucaba, para aumento de rendimento familiar e combate à pobreza no seio das famílias, anunciou hoje, segunda-feira, a administradora da circunscrição, Maria Fernando Cavungo.

Em declarações à Angop, a gestora afirmou que da extensão de terra preparada, 10 hectares possuem já várias culturas das associações de Mpelo, Kibuindi e Lutanda, visando a melhoria da dieta alimentar da população, assim como as suas condições de vida.
Esclareceu, por outro, que culturas como feijão, mandioca, milho, batata-doce e rena, banana, cana-de-açúcar e outros produtos locais foram plantados pelos camponeses na localidade.

No domínio da produção de café, referiu, foram distribuídas sementes e mudas de cafeeiro, através da brigada da escola do campo aos mil 435 produtores dos diversos escalões controlados no município.

Para viabilizar o escoamento de produtos, foram reabilitados no município 54 quilómetros de estradas terciárias, assim como construídos  11 pontecos nos troços que ligam a sede municipal com a comuna do Uando, e entre as localidades de Quitamba, Lussenga, Quiniamba Quimbale e Mbonuianfinda.
Maria Cavungo indicou que, apesar de reabilitação dos referidos troços, ainda precisa-se melhorar outras vias de acesso às localidades da circunscrição.

Entretanto, ressaltou, nos domínios de energia e água, o município possui dois grupos geradores.

No quadro do programa “Água para todos”, apontou que estão implementados oito sistemas, onde dois já estão em pleno funcionamento.

O município de Mucaba, que dista 64 quilómetros à norte da cidade do Uíge, limita-se à norte com o município da Damba, a sul com o do Bungo e a este com Songo, Bembe e Uíge. Possui uma população de 43 mil 974 habitantes dos quais 22 mil 38 de sexo feminino, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*