Municipalização dos serviços de Saúde melhora assistência médica em Mucaba

Uíge – A assistência médica e medicamentosa no município da Mucaba, província do Uíge, melhorou significativamente nos últimos tempos com a municipalização dos serviços de saúde, fez saber hoje (sexta-feira) a administradora municipal, Maria Fernando Cavungo.

A gestora afirmou à Angop que o sector conheceu melhorias em relação à aquisição de medicamentos, ambulâncias e construção de unidades sanitárias que permitiram a aproximação dos cuidados primários de saúde à população.

Desta feita, revelou, foram construídas no município 15 unidades sanitárias da rede pública, sendo um hospital municipal, dois centros médicos, nove postos médicos e três salas de parto que comportam 121 camas.

Maria Cavungo afirmou que para o êxito do trabalho, o sector é assegurado por três médicos e 38 enfermeiros e por outros  52 contratados, entre técnicos médios, auxiliares de enfermagem e administrativos.

Para a acomodação dos profissionais, disse, foram construídas três residências, sendo duas (T2) e uma (T3).

A malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, febre tifoide e diversos traumatismos são os casos mais frequentes no município de Mucaba.

O município de Mucaba, que dista 64 quilómetros ao norte da cidade do Uíge, limita-se a norte com o município da Damba, ao sul com o do Bungo e a este com Songo, Bembe e Uíge, possui uma população de 43 mil 974 habitantes dos quais 22 mil 38 de sexo feminino, segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*