Biquíni “dos Bokwaram” internado com surra, catanadas no braço e a cabeça pelos “Habilidosos”

Foto: Alfredo Dikwiza| WK, "Bikini" líder do proclam,ado grupo Bokoharan numa das unidades hospitalares do bairro Candombe-Velho/Uíge.

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 28/09 (Wixi-Kongo) – Ajuste de contas entre os dois grupos rivais, resultou em rixas rijas. Biquíni (na imagens), líder dos Bokwaram, depois de ser espancado brutalmente, cortejado com catana, faca, nos braços, cabeça e outras partes do corpo, pelos Habilidosos, deu entrada em estado crítico neste domingo (26/09) no hospital municipal Ana Paula, de seguida um clima negro se instalou no bairro Candombe-Velho, ninguém poderia entrar, nem sair e tiroteios ouviram-se soar (taaaa).

Enquanto Biquíni estava dentro dos cuidados médicos no hospital, entre a vida e a morte, devido da gravidade dos ferimentos e do sangue que derramou, não lhe passava a ideia de que fora do hospital, os Habilidosos tentavam invadir aquela unidade hospitalar com finalidade de acabar com a vida do líder do Bokwaram, mas os seus companheiros de grupo aguçaram as catanas também, exibiram os paus, facas e outros instrumentos em protecção do superior deles e, não tardou os efectivos da polícia nacional (SIC), entraram em acção, pois era fundamental proteger aquela unidade sanitária do Estado, do corpo médico em serviço, dos internados e outros.

Kukulukukulu (gira a gira), daqui, acola em volta do hospital e do bairro com objectivo de encontrar os adversários, era o ingrediente sonante no nortear da briga, que, era para dar sequência nesta segunda-feira (27/09), se não fosse a presença da polícia no local, que forçou um recuou estratégico dos Habilidosos, mas sem pararem de causar pânico nas ruas por onde passam e nas escolas que invadiram.

Quando em grupo estiverem, é, assustador ver os Habilidosos passar em uma determinada rua, uns andam de cuecas, sem camisa ou camisolas, meninas sem blusas, saias acima dos joelhos e munidos consigo de catanas, picaretas, machados, paus, lâminas, armas (pistola e AKM), ferros e tudo mais…. salta a vista ao chamar das atenções, por serem maioritariamente adolescentes 10/15 anos de idade e dos 15/30 anos.

Jeremias Kaboco, jornalista do Wizi-Kongo, esteve no lugar errado, mas na hora certa, às 10hs/30′, nesta segunda-feira, momento em que encontrava-se em reportagem. Viu os Habilidosos passar, entrou em pânico, sentiu o arrepiar dos cabelos, calafrios e perdeu ângulo para fazer as fotografias ou gravar vídeos, o que veio a fazer a posterior, em outra rua, por ter cruzado com eles outra vez.

Yolanda, rainha do Esquentado, batida pelo Biquíni, causou a rixa rija

Biquíni, decidiu mal, cruzou-se com quem não deveria na hora e no local errado, bateu quem não deveria ter batido, caso para dizer, mexeu com a “rainha” e enfureceu o “zangado” que chamou as “abelhas” e foram picar agressivamente os adversários, cujo atingir o líder, era o cerne da questão e, assim, aconteceu. Nesta segunda-feira (27/09), os Bokwaram, chamaram os vizinhos, no caso os grupos “BPC”, “BC…”, uniram-se e estão atrás dos Habilidosos. Muita água ainda se vai passar bom baixo desta ponte.

Yolanda, ou simplesmente, Liloca, é a rainha (namorada) do Esquentado, foi o centro das atenções que originou a rixa rija de domingo, apesar da rivalidade antiga existe entre os dois grupos, que, nos últimos meses, são os mais sonantes na cidade do Uíge, com maior destaque nos bairros Candombe-Velho e Bungo. “Tal vez, a briga não teria acontecido se o Biquíni não batesse a namorada do seu adversário, por conhecer ela como namorada do Esquentado”, atirou ao Wizi-Kongo, hoje, terça-feira, um morador do Candombe Velho, que, preferiu anonimato para evitar retalhações.

Hoje, os Habilidosos, saíram no local de conforto “bairros Bungo e Candombe-Velho” e estremeceram a cidade do Uíge, graças a operacionalidade dos efectivos do SIC e a polícia nacional puseram a ordem e tranquilidade. Matéria em actualização….

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.