Feira da laranja atrai investidores e oportunidades no Bembe

Imagem do arquivo adaptada a matéria.

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 29/07 (Wizi-Kongo) – A primeira edição da feira da laranja, no município do Bembe, província do Uíge, arrancou, quinta-feira (29) na circunscrição, com a participação de mais de 30 expositores locais, bem como os da vizinha província Zaire, atraindo, deste modo, investidores e oportunidades de negócio.

Com o lema “Apostar na terra para diversificar a economia”, o evento com a duração de três dias, enquadrado na celebração dos 108 anos desde a fundação do município, a feira, expõe, igualmente, banana, mandioca, abacaxi, entre outros citrinos, que, elevou o administrador municipal do local, Gildo Unigênito, explicar o objectivo da feira que é incentivar os agricultores e os comerciantes na apostarem dos produtos nacionais.

Neste momento, o município do Bembe é tido como maior produtor na província, através da produção anual correspondente em 25 mil toneladas, num processo que envolve quatro mil 730 produtores. Para o administrador, a realização da feira de produção de produtos agrícolas, com destaque para a laranja, é uma das amostras das culturas que identificam a circunscrição.

Aquele administrador, lamentou o facto de haver muita perda dos produtos produzidos localmente, devido ao mau estado das vias de acesso, limitando do acesso aos grandes mercados, cujo destaque recai na estrada principal que liga o município com a sede da capital da província.

Gildo Unigênito espera que, com o melhoramento das vias de acesso, se reduza a perda de produtos do campo (laranja, banana, ente outros). Porém, durante os três dias de exposição, haverá a realização de palestras sobre “potencialidades agro-pecuárias”, “impacto da agricultura familiar no desenvolvimento das comunidades rurais”, “reflexões sobre a vida do município do Bembe”, “visita aos campos de produção” e não só.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.