Comunidade de Quitoque beneficia de bens diversos

Vista parcial da vila do Quitexe

Uíge – A população da povoação do Quitoque, município do Kitexe, localizado a 40 quilómetros a sul da sede capital da província do Uíge, beneficiou, sábado, naquela localidade, de um donativo da Igreja Tocoista, composto por bens alimentares diversos e de higiene.

Constam do donativo entregue pelo responsável provincial da Igreja Tocoista no Uíge, reverendo David Bongo, óleo alimentar, arroz, massa alimentar, fuba de milho, feijão,  açúcar,  assim como  detergentes, bolas para prática desportiva e outros.

O donativo está enquadrado na peregrinação da evangelização juvenil tocoista a nível da província do Uíge, que  vai decorrer de 16 a 17 de Junho do ano em curso.

De acrodo com o reverendo,  a actividade visa combater alguns males  que afectam a população, como  o uso excessivo de bebidas alcoólicas, drogas, a violência,  prostituição e outros vícios que tendem destruir maioritariamente a juventude.

Para ele, a intervenção da igreja contra esses males deve estar na vanguarda, com o proposito de mudar o curso da história, porque ” só em Cristo o homem encontra paz, justiça e estabilidade”.

Durante o acto em que participaram responsáveis da administração de Kitexe, membros da Igreja Tocoista, foi inaugurado um tabernáculo de oração na sede do município.

A população de Katulu e Kawanga recebeu donativos

Uíge -A população das regedorias de Catulo e Cauanga, município de Quitexe, receberam, sábado, do governo provincial do Uíge, bens diversos de primeira necessidade e instrumentos agrícolas

O donativo entregue pelo governador provincial do Uíge,  Pinda Simão,  é composto por massa e óleo alimentar, arroz, sabão, televisores, rádios, roupa usada,enxadas, catanas, chapas de zinco, mata cobras, canecas e panelas.

As  cinco associações dos jovens dos bairros periféricos da sede do município do Quitexe, Catalabanza, Cacuaco, Quitexe, Quiginda e Cassaguluca beneficiaram  também cinco motorizadas do governo local.

O governador provincial do Uíge, Pinda Simão disse que os bens entregues constam do plano do governo provincial  e visam a responder e minimizar a carência da população do município do Quitexe.

Falando na aldeia Cauanga,  o governador provincial disse que a comissão deslocou ao município do Quitexe,  para auscultar as principais  preocupações da população.

Frisou que o governo local vai continuar envidar esforços para a melhoria das condições básicas da vida da população.

“Nós registamos todas as preocupações que foram apresentadas pelas autoridades tradicionais como a falta de água potável, energia eléctrica, escolas, instrumentos de trabalhos e outros”,  referiu.

O Pinda  Simão apelou, igualmente,  a população no sentido de continuar engajar-se  na produção agrícola para desenvolvimento do município, adiantando que

o governo provincial está envidar  esforços no sentido de encorajarem os bancos para darem créditos aos camponeses para aumento da produção agrícola.

O governador durante a sua estada no município do Quitexe realizou, igualmente, encontro de auscultação com os jovens da circunscrição.

As regedorias de Catulo e Cauanga, distam 30 a 37 quilómetros a sede do Quitexe, com sete e cinco aldeias cada,  respectivamente.

Quitexe, dista a 40 quilómetros à sul da cidade do Uíge, possui uma população estimada em 32 mil e 818 habitantes (Censo de 2014).

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*