Habitantes de Kimbata com novas infraestruturas sociais

Uíge – Os habitantes da regedoria de Kimbata, no município de Maquela do Zombo, província do Uíge, contam desde sexta-feira, com novos empreendimentos sociais.

Dos empreendimentos, destacam-se um centro de saúde, residências para enfermeiros e professores, um sistema de abastecimento de água, construidos no qadro do programa do governo que visa a melhoria das condições de vida da população local.

As residências para enfermeiros e professores, foram construidas pelo Fundo de Apoio Social (FAS),num período de dez meses e orçaram em 185 milhões, 98 mil 428 kuanzas. As obras foram financiadas pela União Europeia, no âmbito do projecto de desenvolvimento local.

O centro de saúde completamente equipado e com capacidade de 21 camas, possui laboratório de análises, três consultórios, salas de parto e pós-parto, farmácia, enfermaria, áreas de urgências, internamento e de vacinação.

Já o sistema de abastecimento de água, foi construído pela Administração de Maquela do Zombo, no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e de combate à pobreza, e vai contribuir para a redução de doenças de fórum hídrico na região, uma vez que a população era obrigada a consumir água imprópria e retirada dos rios e cacimbas.

Falando no acto, o Administrador municipal de Maquela do Zombo, Ntoto Faitoma, disse que, com a inauguração desses serviços à população da localidade deixa de transpor a fronteira em procura de assistência sanitária na República Democrática do Congo.

Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Catarina Domingos, admitiu que os referidos serviços faziam muita falta aos habitantes daquela comunidade,que irão proporcionar melhores condições de assistência sanitária e de acomodação dos quadros locais.

A responsável destacou o papel do Fundo de Apoio Social e de outros parceiros do governo da província na melhoria das condições de vida da população local, e reafirmou a aposta do governo da província em apoiar os projectos destinados às zonas rurais.

Pediu por sua vez aos habitantes a preservarem os referidos bens.

A regedoria de Kimbata que delimita a província do Uíge, com a República Democrática do Congo (RDC), conta com 15 aldeias e uma população estimada em cinco mil 675 habitantes.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.