Fazenda do Manso espera colher mais de duas mil toneladas de milho

Uíge – A fazenda Barragem do Manso, no município de Negage, 37 quilómetros da cidade do Uíge, espera colher, ainda este ano, duas mil e 310 toneladas de milho, informou hoje,quarta-feira, à Angop, o gestor do projecto, Renato Araújo.

Segundo o responsável, a fazenda possui uma área de 330 hectares plantada com milho, que se encontra em fase de colheita, esperando-se uma safra de sete toneladas por hectare.

Referiu que a produção de milho vai garantir uma grande oferta de matéria-prima para a província do Uíge e outras localidades do país, cujos contactos já foram feitos para o escoamento.

Adiantou ainda que uma outra área experimental de 220 hectares de soja e com diversas variedades oriundas do Brasil está também plantada na fazenda.

Para o próximo ano, 2018, anunciou o incremento da produção de milho e de soja, tendo em conta os investimentos que foram feitos nos domínios da preparação e colecção dos solos e da adubação .

Avançou que a empresa vai plantar em 2017 mil e 200 hectares de soja.

“ Queremos actuar no mercado que ainda não está tão desenvolvido a nível da região, que é o mercado de soja, porque exige toda uma tecnologia especial para o cultivo”, frisou.

Avançou também que na fazenda existe um espaço de dois hectares de estufas, onde são produzidas diversas hortaliças, com destaque para o tomate, cenouras, beringela, pepino, alho e batata rena.

Disse igualmente que na fazenda é plantado capim destinado à alimentação do gado, assim como também para a venda a outros criadores. ” A fazenda conta com 400 cabeças de gado bovino, das raças Nelori e Bosmara oriundas do Brasil, assim como a espécie angolana.

O empreendimento agrícola, que dista a 11 quilómetros da cidade do Negage, é um dos maiores projectos agro-pecuária instalado na província do Uíge, e conta com uma força de trabalho de 99 funcionários, entre engenheiros agrónomos, técnicos de máquinas, administrativos e outros auxiliares. O mesmo existe há seis anos.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.