Negage completa 47 anos como cidade!

A cidade do Negage, fica no Norte de Angola, a cerca de 37 quilómetros de Uíge (antiga Carmona, capital provincial), fazendo parte de um sistema montanhoso com 1.300 metros de altitude, com a superfície de 3.323km2, e apresenta a configuração de um Quadrilátero.

Foi fundada em 1925 e recebeu nome de Sanzala Negage que existia na zona, sendo esta grafia usada até alguns anos, para designar a povoação comercial que pertencia ao posto do Dimuca.

Negage é constituído por duas comunas que são: Quisseque e Dimuca, com 58 aldeias, divididas por Regedorias. A densidade Populacional é estimada em 110.285 habitantes o que faz 33 habitantes por km2.

Completa 47 anos no dia 26 de Junho de 2017.desde que ascendeu a categoria de Cidade.

Fonte: Soba Lusambu/Vozes do Uíge/facebook

 

Nota do wizi-kongo: NGAZI (Negage em Português) foi uma importante localidade no tempo do Reino do Kongo. Era uma grande Sanzala de transiçâo para os Ndembos e nas Lundas para quem desce. Para as caravanas vindas do sul, para vender as suas mercadorias nos mercados do Konzo, Kenge, Nsona Mbata (RDC)e no Mpumbu ( actual Kinshasa), Ngazi era uma paragem obrigatória. Lá havia um importante mercado regional. Portanto, ao meu ver, quando se festeja uma cidade nâo se deve referenciar-se aos portais da administraçâo colonial que eleva a localidade a categoria de uma cidade. Ngazi existiu muito antes da chegada do primeiro branco. Negage tem muito que contar. Deveriam aproveitar as ocasiões das festas ouvir os velhos contar a sua história.

 

Sobre o Negage, consultar também as seguintes ligações:

Breve historial de Município do Negage

E

Grutas de Kabala clamam envolvência de historiadores

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*