A FNLA ocupa Caxito em Julho de 1975

As relações da FNLA com as NT, relativamente a 25 de Julho de 1975, referem que «desanuviado ligeiramente o ambiente, conseguiu realizar-se, em 25 de Julho, a desejada coluna a Salazar». É o que se lê no Livro da Unidade, mas a coluna foi até Luanda, pelo Dondo. Não se passava no Caxito.

Aqui, a escassos 50 quilómetros da capital,  verificou-se, na tarde da véspera, a sua reconquista, pelas forças da FNLA. A vila, que era (e é) um importante nó rodoviário angolano, estava ocupada pelo MPLA desde 28 de Maio e as forças de Holden Roberto, entraram com carros blindados: dois estacionados no centro e quatro à vista.

A ocupação, segundo o Diário de Lisboa de 25 de Julho, «não significa, de maneira alguma, uma vitória militar decisiva» mas, sublinhava o jornal, «tem grande importância estratégia e moral para a FNLA, pois se trata da primeira vitória militar significativa, desde os incidentes do princípio do mês em Luanda».

Daniel Chipenda, em Carmona (afinal, continuava na capital do Uíge) e em declarações à AFP, afirmava que o ELNA «tinha recomeçado o avanço para a capital angolana, com o intuito não de negociar, mas de conquistar o poder».

«As nossas forças marcham sobre Luanda e esperamos que a sua entrada na capital se faça nos próximos dias», afirmou o secretário-geral adjunto da FNLA, afirmando-se «sem medo de «uma intervenção da aviação portuguesa» e reafirmando a presença de Holden Roberto «em território nacional angolano».

«Vamos para Luanda não para negociar, mas para dirigir», reafirmou Daniel Chipenda, que, a pergunta do jornalista da AFP, rejeitou a ideia de a FNLA criar uma Angola do Norte – por ser o norte a principal área de influência do movimento.

«Não queremos balcanizar o nosso país. A nossa capital não é Carmona nem S. Salvador. É Luanda», sublinhou Daniel Chipenda.

Chipenda falou a Angola, de Carmona, para “pegar em armas”

Aos 22 dias de Julho de 1975, Daniel Chipenda, falando em Carmona e através da Emissora Oficial de Angola, anunciou que Holden Roberto, o presidente da FNLA, “já se encontra em território nacional, para conduzir as operações militares do ELNA”.

Chipenda era o secretário geral adjunto e tinha já alguns dias de estadia em Carmona, onde acompanhava a campanha da apanha do café. Falava a partir de lá, dirigindo-se “a todo o povo angolano”:

“Nós, FNLA, somos, portanto, obrigados a pegar em armas, para, uma vez mais, dizer não aos que desejam oprimir o povo. Voltamos às armas pelas mesmas razões de 1961. Queremos liberdade e terra para os angolanos”, disse Daniel Chipenda, na sua alocução radiofónica – falava a partir do Rádio Clube do Uíge, delegação local da Emissora Oficial de Angola.

Será desta data um “boato” que correu na cidade carmoniana, sobre a presença de Holden Roberto – por exemplo, numa versão que nos foi contada, com estranho secretismo, num jantar no Escape. Se era secreto, não era para contar.

Luanda continuava com combates: o MPLA, a todo custo, queria tomar de assalto a Fortaleza de S. Pedro, onde estavam “alojados” 600 militares da FNLA, e o cerco durava há já 6 dias. O Estado Maior das FAPLA emitiu um comunicado, admitindo “uma intensa escalada” contra este último reduto da FNLA, em Luanda.

Consequência prática desta situação – o cerco à Fortaleza de S. Pedro – foi a paralização da Petrangol e, a esta data, Luanda teria gasolina para 4 dias.

“Um tanque de combustível para aviões a jacto foi danificado nos violentos combates de ontem, em torno do forte, que tem sido o principal campo de treino da FNLA, desde que o ocupou, há algumas semanas”, noticiaram a Reuters e a France Press. Admitia-se mesmo que o problema poderia “prejudicar a ponte aérea em curso para Lisboa”.

No Caxito, a 50 quilómetros de Luanda, o MPLA destruiu um blindado da FNLA e impediu o avanço de uma coluna de carros de combate. Mais perto de Carmona, o caminho de ferro entre Luanda e Malanje foi cortado a 40 quilómetros Salazar (Dalatando) – cidade que, noticiava o Diário de Lisboa de 22 de Julho de 1975, “está hoje praticamente abandonada”.

Fonte: http://bcavalaria8423.blogspot.com

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.