A cultura angolana perdeu domingo, por falecimento, o professor de dança Sacaneno João de Deus. O professor foi encontrado sem vida na sua residência, em Luanda, e a causa da morte ainda não foi identificada, enquanto prosseguem as investigações.

Sakaneno João de Deus é uma referência incontornável, quando se fala de dança, em Angola. Grande parte dos bailarinos, hoje conhecidos, já passou pelas suas mãos.

Foi director da Academia de Dança, em 1989, 1990, 2000, 2001, 2002 e 2003. O malogrado foi um professor de referência dada a sua competência profissional no domínio das artes, em particular na dança, quer na organização e preparação, quer na formação. É autor de vários projectos de artes e realização a nível nacional e internacional.

Sakaneno foi membro efectivo do Conselho Internacional de Dança CID/ Unesco e da IOV. Teve participação internacional em conferências, palestras, festivais, workshop, debates e formação em vários países de África, América e Europa como preletor na prática e na teoria da dança.

Criou várias coreografias, entre as quais as de abertura e encerramento da Taça das Nações Africanas em Futebol, que o país albergou em 2010.

Começou a ensinar dança com apenas 10 anos, na aldeia em que nasceu, no Uíge. Em 1978, veio a Luanda e começou logo a frequentar o seu primeiro curso de instrutor de arte, ministrado no Teatro Avenida, pelo malogrado pintor Vittex.

No ano seguinte, partiu para Cuba , onde frequentou o curso superior de artes, que veio a terminar, em 1986, altura em que regressou a Angola. Antes de voltar, fez em Cuba alguns trabalhos, quer a nível da escola onde estudou, como em orfanatos. Chegou a exercer o ensino artístico e trabalhou com crianças órfãs vindas da Nicarágua e de outros países.

O primeiro prémio que ganhou foi-lhe atribuído pela União dos Artistas e Compositores (UNAC), o prémio Identidade. Foi ainda o primeiro a organizar o Festival do Dia Mundial da Dança no país.

O Fenacult foi um dos seus primeiros trabalhos e o primeiro festival cultural organizado pelo Ministério da Cultura, tendo sido o autor da coreografia de abertura e do fecho, em que participaram muitos dançarinos, incluindo as Gingas do Maculusso, na altura com os seus oito a nove 9 anos.

Foi igualmente vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes na Categoria de Dança, em 2018.

Na Damba, Sakaneno foi victorioso no Carnaval de 1978

O Professor Sakaneno João de Deus nasceu a 26 de Novembro de 1962 na Aldeia Songa, comuna de Nkamatambu, município da Damba, província do Uíge. Já em 1976, regressando para Terra Natal, fundou o Grupo Carnavalesco Songa, no Nkamatambu.

Em 1977 o Grupo Carnavalesco Songa venceu o Carnaval de Damba, conseguindo assim o apuramento para o nível da província, chegando a consagrar-se o melhor grupo no concurso de Carnaval da Victoria na Cidade de Uíge em 1978, tendo seguido nos anos seguintes para Luanda, onde fixou a sua residência até a data da sua morte .

Fonte: Angop/wizi-kongo

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.