Uíge – O 1.º de Agosto perdeu este sábado a oportunidade de se isolar na liderança do Girabola2022/23, ao consentir derrota no reduto do Santa Rita de Cássia do Uíge, por 0-1, em jogo da 18ª jornada.
À entrada desta ronda, os militares partilhavam a liderança com o Petro de Luanda, com 35 pontos.
Os petrolíferos viram o seu jogo adiado, em virtude do seu envolvimento na fase de grupos da liga dos clubes campeões, onde empataram neste sábado a zero bolas com o JS Kabile da Argélia, no estádio 11 de Novembro.
A turma do Rio Seco, depois de uma vitória moralizadora frente ao FC Bravos do Maquis, por 2-1, na jornada anterior, hoje não conseguiu impor o seu favoritismo perante dos “católicos”, tendo sofrido o único golo aos 80 minutos, numa partida disputada no estádio 4 de Janeiro.
Trata-se da primeira vitória do Santa Rita de Cássia diante do 1.º de Agosto, em nove jogos, tendo um saldo de sete derrotas e um empate.
Com esta vitória, o Santa Rita de Cássia mantém a sexta posição no campeonato, agora com 26 pontos.
O conjunto, orientado pelo angolano Filipe Nzanza, perdeu face às dificuldades no estádio 4 de Janeiro, onde a equipa local soube fechar todas as investigações da equipa militar, com raça e crença própria de um grupo que se mostrou unido no desejo de um final feliz.
A imagem da exibição patenteada por Santa Rita de Cássia revelou a capacidade do grupo de superar os pontos fortes do conjunto forasteiro, um obstáculo habitualmente difícil de vencer.
De resto, logo aos três minutos, o lateral esquerdo do 1.º de Agosto por pouco teria feito o primeiro golo da partida, depois de um cruzamento cheio de intenção.
Aos 26 minutos, Rabi, avançado da equipa local, rematou forte para as malhas laterais, depois de um passe de Gui.
No minuto 33, o Santa Rita voltou a ameaçar pelo intermediário de Cedrick, que, na área de créditos, atirou para fora.
No contra-ataque, o avançado Liliano do 1.º de Agosto, sozinho na zona de penálti, rematou para a defesa apertada de Anselmo.
No reatamento do jogo, a equipa militar deixou transparecer insegurança no setor recuado, mesmo com alguns períodos com lances de perigo, mas sem sucesso.
DECLARAÇÕES
O técnico-adjunto de Santa Rita de Cássia, Ngoma Rafael, valorizou o estudo feito ao 1.º de Agosto antes e durante a partida, o que resultou numa vitória difícil, mas bem conseguida.
Ngoma Rafael prometeu trabalhar mais para vencer o Petro de Luanda, na próxima semana, num jogo a contar para a ronda 17.
Por sua vez, o técnico principal do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, competiu com o potencial adversário, que bateu bem na partida, apesar de lamentar um lance que daria uma grande penalidade para o seu conjunto.
O Santa Rita, que joga na próxima terça-feira, 14, em Luanda, para concluir a 17ª jornada do Girabola, receberá para a 19ª jornada a Académica do Lobito, ao passo que o 1.º de Agosto irá receber o Desportivo da Lunda Sul.
Ficha técnica
Uíge – O 1º de Agosto perdeu hoje a oportunidade de isolar-se na liderança do Girabola2022/23, ao sair derrotado no reduto do Santa Rita de Cássia do Uíge, por 0-1, em jogo da 18ª jornada.
Estádio: 4 de Janeiro
Assistência: Mais de cinco mil espectadores
Arbitragem: Nelson Milagre (árbitro principal) Manuel Coelho e Hélder Milagre (assistentes)
Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 1-0
Marcha do Marcador: Beni (80′)
Equipas:
Santa Rita de Cássia: Anselmo (Guarda-redes), Zinho, Kapick, Crespo, Manuel (Capitão), Beni, Dias, Mafuta (Álvaro 69′), Gui, Cedrick (Paulo 69′) e Rabbi (Agoya 90+2′ )
Suplentes não utilizados: BK, Nsimba, Eduardo, Bebu, Neymar e Capita
Técnico-adjunto: Ngoma Rafael
1º de Agosto: Neblu (Guarda-redes), Hossi, Bobó (Capitão), Bonifácio, Paizo (Mabelé 84′), Vingumba (César Cangue 63′), Bruno de Jesus, Keliano (Tombé 73′), Silva (Ben Arfa 84′), Liliano (Melono 63′) e Dagó.
Suplentes não utilizados: Coio, Catraio, Moisés e Asumani
Técnico: Filipe Nzanza
Acção disciplinar: cartão amarelo para Zinho (43′), Crespo (65′), Beni (81′), estes do Santa Rita, Keliano (51′) e Bobó (75′), do 1º de Agosto.JRE
via angop
Deixe uma resposta