A origem e o significado do nome da DAMBA.

Por Sebastião Kupessa

img_2621

 

 

 

 

 

A origem e o significado do nome da DAMBA.

Para muitos, Damba é um nome comum das populações Bantu, visto que muitas localidades de África levam este nome. Em Angola encontramos o nome da Damba nas províncias de Malange, de Benguela e do Uige. No interior da Damba do Uíge, encontramos três localidades com o nome de Mbanza Ndamba. Várias aldeias, não só do Uíge, como de Angola em geral, têm o nome da Damba.

O QUE SIGNIFICA O NOME DA DAMBA?

Segundo o médico e pesquisador Ndombele da Silva, autor do livro sobre os AZOMBO, afirma, nos seus escritos que, o nome da Damba é a escrita portuguesa da palavra Kikongo NDAMBA, que vem do verbo LAMBA (cozinhar), conjugada da primeira pessoa do singular. Para ele, NA NDAMBA siginifica cozinheiro.

O antrópologo e historiador Patricio Batsikama confirma esta versão, acrescentado que,  o cozinheiro referênciado, aquele que sabia cozinhar o ferro, na linguagem bantu, quer dizer aquele que dominava a arte de fabricar instrumentos do metal e concluiu, numa mensagem privada, que o território actual da Damba, era habitada pelos ferreiros, a razão deste apelido.

Dr. Martins Morais, antigo administrador da Damba (1945-1953) na sua pesquisa com os nativos, foi informado que Damba era uma montanha ou mina onde os antepassados locais extraíam o ferro.

Enfim, Dr. João Disila, escreve num artigo histórico, que o desejo dos portugueses de explorar a Mina de prata da Damba e a recusa do Rei do Kongo Vita Nkanga Ndontoni ( António 1°) serviu como detonação da famosa Batalha de Mbwila (Ambwila), que praticamente, marcou o fim do Estado Unitário Kongo. Estamos em 1665, quer dizer o nome da Damba já era conhecido no tempo do apogeu no Reino dos caçadores de leopardos.

A ORIGEM DO NOME DA DAMBA, SEGUNDO A TRADIçÃO ORAL

Segundo a tradição oral,  nome da Damba vem do um patriarca com o nome NA NDAMBA LUTAYI, que vivia na aldeia Mbanza Ndamba. Era um personagem importante e rico, que possuia bens consideráveis, do kanda Kikenge. Os portugueses ao chegar no actual território que corresponde a sede do município da Damba, ficaram admirados pela dignidade do NA NDAMBA LUTAYI, foi a ele que se refenciaram para designar o nome da localidade, apartir da aldeia Mbanza Ndamba, considerada por muitos como sendo a primeira aldeia que foi construída no local.

No primeiro Colóquio sobre as origens da Damba, realizado no mês de Setembro de 2014, essa versão histórica da Damba foi defendida pelos mais velhos, que afirmam ainda que o Patriarca NA NDAMBA A LUTAYI foi contemporáneo dos sobas Namputu, Nzawu a Mbakala, Nyungu, Nkama Ntambu, Mbyanda a Ngunga e Nakunzi, que significa que ele viveu nos meados do séc.19, o que gerou controvérsia entre os intelectuais presentes, visto que o nome da localidade da Damba é anterior do tempo que NA NDAMBA LUTAYI vivia na Damba, como confirma o mapa geográfico do Cuvelier, ilustrando as localidades do Reino do Kongo no momento da chegada dos portugueses em 1482, o nome da Damba, está localizado entre Zombo, Nkusu, Wandu e Nsoso.

 

Comentário

1 Comment

  1. Estamos no bom caminho. Sou filho da aldeia da Damba de Malanje e gostaria imenso saber mais sobre a origem do nome e dos meus antepassados que falam uma variante quimbundo a que chamam Mbamba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.