ACTIVISTA LEO PAXI LEVA EXPERIÊNCIA DE ANGOLA PARA KÊNIA

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 03/07 (Wizi-Kongo) – Leo Paxi Kenyatta, activista de intervenção social e Director da associação da Acção Florestal, natural da província do Uíge, participará de 03 a 15 do mês e ano em curso de uma formação sob iniciativa da Aliança Pan-africana para Justiça Climática (PACJ), em Nairobi, Kênia, levando consigo para o certame às experiências de Angola neste domínio.

Em declarações exclusivas ao Wizi-Kongo, Leo Paxi, admitiu que a sua presença naquele país do leste de África, não se reservará apenas em aprender e, sim, igualmente, contribuir para organização da melhor maneira tendo em conta às experiências obtidas cá em Angola, sobre questões ligadas com a preservação do meio ambiente.

Aquele certame com periocidade actual, iniciada em 2020, contém programas em parceria entre a universidade Kenyatta, em Nairobi, Kênia e a Aliança Pan-fricaana para Justiça e Climática (PACJ), cujo tema para a presente edição é “contectando ideias, moldando narrativas para uma acção climática justa e equitativa”.

Disse ter conseguido a vaga com base a subvenção de teste e, acrescentou que, teve sempre ao longo das suas vidas procurar realizar acções úteis de acordo as ambições que carrego na bagagem da vida e, o facto de estar no Uíge, não e nunca o impediu de olhar para a dimensão da África/mundo.

“Criei um leque de informações sobre aquilo que tem sido as lutas sobre o ambiente e, dai, acabei por relançar-me neste desafio, que, é a minha candidatura aceite pelo PACJ”, orgulhou-se e, acrescenta que, o tema escolhido para este ano, adequa-se porque nos princípios daquilo que cada um traz do seu país, em conjunto formará uma educação ambiental mais seria para utilidade total africana, a exemplo, do que já acontece em alguns país deste continente.
Para o êxito do certame, contará com a participação de mais de 150 activistas de todos os países de África, além de 100 organizações engajadas na preservação ambiental. Angola, fará presente com dois activistas, em representação da província do Uíge e de Luanda.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.