Uíge – O empenho dos camponeses do município do Uíge no fomento da produção agrícola, para diversificação de economia, foi enaltecido, hoje, sexta – feira, na Fazenda Luanga, arredores desta cidade, pela administradora municipal local, Catarina Pedro Domingos.
Ao falar no encontro com a população após a visita à fazenda Luanga a propósito da abertura do ano agrícola 2017/2018, a nível do município, Catarina Pedro Domingos disse que os camponeses da circunscrição estão cada vez mais engajados na produção agrícola face à crise derivada da baixa do preço do barril de petróleo no mercado internacional.
Destacou que cada camponês tem contribuído nessa fase do desenvolvimento do país, ampliando os campos de cultivo, através das suas possibilidades.
A administradora agradeceu, igualmente, a iniciativa do representante da fazenda Luanga, Tony Eliseu, pelo enquadramento de 28 jovens na produção agrícola, visando o aumento da produtividade, com vista o combate à fome e a pobreza.
Catarina Domingos que constatou os níveis de produção da referida fazenda, incentivou a comercialização dos produtos ali colhidos para outras regiões do país.
No quadro da diversificação da economia, a responsável solicitou aos pequenos e grandes agricultores no sentido de primarem pelo alargamento de campos de produção, além da variação das culturas.
Sem avançar detalhes, Catarina Domingos garantiu trabalhar no sentido de mobilizar apoios e investidores, para ajudar os camponeses desta região.
A Fazenda Luanga está localizada na povoação de Quibianga, a 12 quilómetros à Sul da cidade do Uíge.
Actualmente, a administração municipal do Uíge, controla 28 mil 531 camponeses associados em 64 associações, 15 cooperativas com 15 mil 658 membros e 103 pequenos agricultores familiares.
Deixe uma resposta