
Uíge – A importância da leitura na formação de identidade e personalidade da criança ou do indivíduo em geral foi destacada sexta-feira, na vila de Quitexe, pela administradora municipal, Maria Odete Pinto, durante a cerimónia da abertura do Jardim do Livro Infantil que decorreu na mesma localidade.
Durante o acto promovido pela direcção provincial da cultura do Uíge, a gestora referiu que a leitura é capaz de ajudar a criança a perceber e interpretar os fenómenos que ocorrem na natureza, através do contacto com o livro.
Disse que a escolha do município para albergar o Jardim do Livro Infantil contribuirá para despertar as crianças da circunscrição ao interesse e hábito pela leitura.
O director da cultura em exercício, Moisés Feliciano, informou que o programa do jardim do livro infantil é um espaço de promoção e incentivo ao hábito pela leitura e de fomento ao surgimento de novos autores de obras no domínio da literatura infantil.
Promover o acesso e contacto das obras da literatura infantil com o seu público-alvo, criar condições para investigação de editoras nacionais e estrangeiras que apostem na literatura infantil são, entre outras, as metas apontadas pelo responsável a serem atingidas com o programa do jardim infantil.
Diversas actividades recreativas decorreram no local que conta com vários jangos para conto de histórias, jogos e de venda de livros infantis de vários autores nacionais e internacionais.
Participam na mesma, com duração de três dias, crianças e professores da escola da Missão Católica do Quitexe, assim como das escolas número 131 e a do Kimbinda que se manifestam regozijados pelo iniciativa.
O jardim do livro infantil é um espaço onde decorre um conjunto de actividades de carácter cultural e educativo dirigidas as crianças, pais e encarregados de educação com a exposição de diversas obras literárias infantis.
Via Angop
Deixe uma resposta