
Songo – A administradora municipal do Songo, na província do Uíge, Adelina Figueiredo Pinto, conta com o apoio do Ministério da Agricultura para potenciar a exportação da banana pão, uma espécie muito maior que a banana comum, podendo atingir facilmente os trinta centímetros de cumprimento.
Segundo Adelina Figueiredo Pinto, que falava segunda-feira, na localidade de Banza Luanda (Uíge), é necessário contar com a ajuda do sector da Agricultura e do Ministério do Comércio, para a efectivação dessa pretensão.
A administradora, que falava à Angop em alusão ao 27º aniversário da fundação da Confederação das Associações dos Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola (Unaca), celebrado segunda-feira, informou que grandes quantidades de banana são transportadas do Songo para outros pontos do país.
Referiu que, pelo menos, 30 toneladas desse produto transitam diariamente para a fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), pela via do município de Maquela do Zombo.
“A banana do Songo já é uma referência na nossa província e no país, principalmente a banana pão. Por esta razão queremos exportar, contando com o apoio das estruturas afins”, declarou a administradora do Songo.
Adelina Figueiredo Pinto disse que outra aposta é incentivar os munícipes a implementarem uma agricultura mecanizada e incrementando a produção de tomate, do amendoim, da mandioca, bem como reactivar a produção de café e de outras culturas.
A nível do município do Songo existem 61 associações de camponeses com mais de cinco mil associados, espalhados em 81 aldeias e 13 regedorias que compõem a circunscrição, que conta com 62.362 habitantes, na sua maioria camponeses.
Via Angop
Deixe uma resposta