Administradora quer população do Quica organizada em associações

Uíge – A administradora municipal do Uíge, Catarina Pedro Domingos, pediu à população da aldeia do Quica, neste segunda-feira, para continuar a enquadrar – se em associações e cooperativas agrícolas, a fim de aumentar a produção agrícola.

Falando num encontro com a população daquela localidade, após a visita à associação dos jovens naturais de Quica, no quadro do ano agrícola 2017/2018, Catarina Pedro Domingos disse que a população bem organizada em associações e cooperativas tem a facilidade de obter crédito financeiro em qualquer banco, para o desenvolvimento das actividades do campo.

Catarina Pedro Domingos disse que a visita visou igualmente constatar tudo quanto a população produz para alimentação e a comercialização.

A administradora reconheceu igualmente a contribuição das autoridades locais em organizar 80 jovens em duas associações produtoras de mandioca, banana e café.

“Visitamos as duas associações e gostamos muito da produção dos jovens organizados em associações  e os seus produtos futuramente vai ajudar na dieta alimentar local e para a comercializações na província e em outros locais do país”, disse.

Frisou que essa produção agrícola visará igualmente ajudar igualmente o programa do governo de combater a fome e a pobreza.

Informou que a administração municipal vai continuar igualmente envidar esforços de encorajar a população, no alargamento de áreas de cultivo e diversificação de produtos o fomento da produção agrícola no município.

A responsável pediu aos pais para continuarem a apoiar os jovens associados em sementes agrícolas,  para que ganhem força de ampliar a sua produção.

Por sua vez,  o secretário da associação dos jovens naturais do Quica, Mário Samuel António, agradeceu a iniciativa da administração municipal do Uíge em planificar uma visita de constatação aos trabalhos do campo realizados pela população da povoação.

A associação dos jovens naturais do Quica tem uma extensão de quatro hectares, dos quais dois para  banana e de café e igual dimensão para mandioca e amendoim.

O soba da aldeia Quica, Samuel Gonde pediu a reabilitação das estradas terciárias para facilitar o escoamento de produtos para as cidades, assim como viabilizar a livre circulação de pessoas e bens.

A aldeia do Quica dista a 15 quilómetros a norte da cidade do Uíge e possui uma população estimada em 738 habitantes, maioritaiamente camponesa.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.