Ambiente de regozijo e harmonia social ditam regras do fim/2020 e começo/2021

Imagem: Wizi-Kongo, Intendente Freitas Zama, porta-voz do comando provincial da PN-Uíge

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 08/01 (Wizi-Kongo) – A situação de segurança pública durante a operação da quadra festiva, decorrida no período de 20 de Dezembro de 2020 a 3 de Janeiro de 2021, foi considerada relativamente como calma e sob controlo das forças de segurança, por terem registado um ambiente de regozijo e de harmonia social, factor importante que ditou as regras do ano velho e começo do novo.

A informação foi assegurada, hoje, sexta-feira, em exclusivo ao Uíge-Kongo, pelo chefe de departamento de comunicação institucional e imagem do comando provincial da polícia nacional do Uíge, intendente, Freitas Zama, quando fazia o balanço final da operação da quadra festiva 2020/2021, tendo acrescentado o facto de chegar ao conhecimento daquele comando, 130 (cento e trinta) casos, dos quais 90 foram esclarecidos, 40 por se esclarecer e duas infracções económicas.

Como consequência dos mesmos, afirma, foram detidos preventivamente 96 (noventa e seis) cidadãos nacionais e dois menores sob protecção policial, como presumíveis autores dos crimes registados, sendo, oito de homicídios voluntários, 37 de ofensas corporais voluntárias, três violências física, cinco de ameaças à morte, sete de tentativas de roubos, dois de danos materiais não previstos especialmente, quatro de tráfico de estupefaciente vulgo liamba, 22 de roubos, 34 de furtos, bem como os de tentativa de violação sexual, violência psicológica, fogo oposto, desacato contra agentes de autoridade, detenções, uso e porte de arma de fogo e consumo de estupefaciente com um caso cada, respectivamente.

Freitas Zama, frisa que, administrativamente, os crimes ocorreram em todos os municípios da província, sendo, Wízi com (63) casos, Negage com (14), Ambuíla (07), Mukaba, Makela do Zombo com (6) cada, Damba, Milunga com (5) casos, Kangola, Sanza Pombo, Songo, Kitexi com (4) casos cada, Bungo com (3), Púri com (2), Bembe, Kimbele e Buengas com (1) caso, respectivamente.

Questionado quanto aos acidentes de viação em respectivo período em causa, aquele oficial da polícia nacional disse que foram registados (30) acidentes de viação, classificados em (oito) despistes, igual número de colisões entre veículos e motociclos, (seis) atropelamentos, (três) choques entre motociclos, igual número de colisões entre veículos automóveis e (dois) choques contra obstáculos fixos, ocorridos a nível da região, que resultaram em (três) mortos, (23) feridos e danos materiais avaliados em 2.753.000,00 (dois milhões e setecentos e cinquenta e três mil kwanzas).

Sobre a prevenção e segurança rodoviária com a vizinha RDC, igualmente, houve registos de ocorrências, sete no total, destes, dois por violação de fronteira do exterior para o interior (entrada frustrada), igual número por fuga ao fisco e três de tentativa de saída frustrada, que resultaram na interpelação de dez cidadãos, dos quais (quatro) nacionais e (seis) da República Democrática do Congo, com as idades compreendidas entre 19 a 39 anos.

Na segurança da quadra festiva, sob acção policial, explica, resultou na apreensão de cento e cinquenta quilograma de roupa usada “fardo”, duas caixas de whisky, cento e dez quilogramas de cola e cinquenta quilogramas de peixe seco.

Micro-operações, sequências investigativas e buscas dirigidas

Ao longo do período em causa, foram realizadas pelas forças da ordem 11 buscas dirigidas nos municípios do Uíge, Negage, Kitexi, Ambuíla, Mukaba e Kimbele, que permitiram no cumprimento de igual número de mandatos de detenção e (16) sequências investigativas, que resultaram na detenção de 29 cidadãos implicados na prática de diversos crimes. Outrossim, conta ele, foi desmantelado um grupo de marginais denominado Ditango, com (seis) integrantes.

Igualmente, a polícia nacional no Uíge, desdobrou-se em actividades de enfrentamento que permitiram a apreensão de diversos meios, com destaque de (nove) armas de fogo, destas (quatro) de marca AKM, igual número de caçadeiras de fabrico artesanal, uma pistola, (três) carregadores, dez munições, uma motorizada, dezassete catanas, catorze telemóveis de diversas marcas, (10) cabeças de gado caprino, dois televisores, (62,99 quilogramas de liamba e outros.

De um modo geral, sublinha, o estado de segurança pública no período festivo foi estável. Ainda assim, acrescenta, as forças de defesa, segurança e ordem interna, continuarão a implementar medidas operacionais que previnam o crime e garantam o integral cumprimento das medidas do estado de excepção da situação de calamidade pública que vigora no país.

Quanto as perspectivas, reforça, é de continuar com as acções conducentes a manutenção dos níveis de prontidão e reforço das medidas de enfrentamento policial, com vista a contrapor as práticas negativas dos amigos do alheio, ávidos de praticar desacatos a polícia nacional.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.