Uíge – Dois dos 18 projectos em análise foram já aprovados pelos bancos comerciais contratados pelo Governo, no quadro do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), na província do Uíge.
Os referidos projectos, ligados aos sectores da agricultura e indústria, fazem parte das 18 solicitações efectuadas em 2019, pelos produtores nacionais e agentes económicos, no quadro do PAC, o mecanismo de financiamento do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).
A informação foi prestada hoje, à imprensa, no Uíge, pelo chefe de departamento para a economia do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), João Minguilo Nkosi, que se deslocou à província para dar sequência às acções de apoio aos produtores e identificar as cooperativas potencialmente agrícolas.
Durante o encontro com uma equipa técnica do MEP, os empresários locais, que actuam no ramo agrícola, pecuário e pesqueiro, reconheceram ser impossível praticar-se uma agricultura em grande escala sem a ajuda da banca.
Na ocasião, o governador da província do Uíge, Pinda Simão, sublinhou a necessidade de se diversificar a economia nacional, de forma a ultrapassar a situação económica que o país se encontra.
Considerou o PAC como sendo um ambicioso programa que visa facilitar o financiamento dos produtores na província, nos projectos virados para os sectores da agricultura, indústria, pecuária, entre outros.
O Prodesi, assim como o PAC, em vigor no país, visam, fundamentalmente, o aumento da produção de bens essenciais, promoção a diversificação da economia real e fomento da criação de emprego.
Via Angop
Deixe uma resposta