Beatriz, jovem de 21 anos morta a faca pelo namorado deixa uma criança de três anos de idade

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 19/10 (Wizi-Kongo) – Uma menina de três anos de idade (nome omitido), vai crescer ao longo da sua vida sem voltar a sentir mais o calor da mãe biológica, a voz e outros cuidados, por ter perdido ela (Beatriz) de maneira cruel, que, foi morta com 15 facadas em diversas partes do corpo, em acto praticado pelo seu namorado, um cidadão de 26 anos de idade.

Na inocência, certamente, a menina pouco soube do que aconteceu com a sua mãe até aqui, muito menos da multidão que viu em casa durante os dias, em ambiente de choros, tristeza e tudo mais. Se, tenha chamado (mamãe, mana….até aqui, não ouviu a mãe/mana responder e, será sempre assim, já mais a ouvirá…), porque, Beatriz, foi a enterrar neste domingo (17/10), no cemitério do Kilomosso, município do Uíge, cujas lágrimas de familiares, amigos, conhecidos, recordações, tristeza e clamor a justiça preencheram o momento do acto fúnebre. Beatriz, era estudante da 11 classe e estava na relação com o infractor há dois (2) anos.

A mesma, foi morta às 21hs/30 minutos, do dia 14 (quinta-feira) do mês e ano em curso, no bairro Mbemba Ngango, na via pública, momentos em que saia da escola para casa, por motivos de ter terminado o namoro com o jovem (namorado), por este ser muito agressivo e ter acreditado que a separação prendia-se que a sua parceira tivesse uma outra relação. Depois de tirar a vida da namorada, o implicado colocou-se em fuga.

Porém, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) Uíge foi solicitado e na resposta, os homens da farda azul não deixaram os seus créditos no alheio, entraram no terreno e, pouco menos de 48 horas de diligências operacionais, isto é, no sábado (16/10), conseguiram deter o individuo, que, em breve será apresentado ao Ministério Público para seguimentos dos devidos efeitos.

Helena António, uma das amigas de Beatriz, apar da família da malograda, em declarações hoje, terça-feira, ao Wizi-Kongo, depois de contarem o essencial sobre o acto classificado como bárbaro, não esqueceram de clamar inúmeras vezes por justiça. Entretanto, a sociedade uigense e demais individualidades condenaram o acto fortemente e apontam o diálogo como sendo a via mais favorável da resolução de qualquer problema.

  • Related Posts

    GOVERNADOR DO UÍGE ANUNCIA A CONTINUIDADE DO PROGRAMA DE REQUALIFICAçÃO DOS MERCADOS

    O Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, afirmou que o seu pelouro pretende prosseguir com a recuperação dos mercados localizados no município do Uíge, com o objectivo de melhorar as condições de comercialização e a organização da actividade comercial.

    Como exemplo dessa iniciativa, o Governador anunciou que o Governo Provincial, em articulação com a Administração Municipal do Uíge, dará início, a partir desta segunda-feira, às obras de requalificação do Mercado do bairro Sonangol.

    Além da requalificação dos mercados, o Governo Provincial aposta igualmente na reabilitação das vias dos bairros da cidade bem como na construção de outras infra-estruturas destinadas a melhorar as condições de vida dos cidadãos.

    Por essa razão, José Carvalho da Rocha apelou aos munícipes para que continuem a confiar nas acções do Governo e a não se deixarem influenciar por aqueles que, segundo afirmou, procuram apenas beliscar a imagem das autoridades.

    O Governador fez essas declarações no último sábado, durante o acto de entrega do Mercado do Dunga, recentemente requalificado.

    A infraestrutura passa agora a denominar-se Mercado Miguel Vingo, em homenagem ao líder tradicional que dirigiu o bairro durante vários anos.

    ________

    Via Rádio Uíge

    GOVERNADOR JOSÉ CARVALHO DA ROCHA INAUGURA MERCADO MIGUEL VINGO NO BAIRRO DUNGA

    O Governador Provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, procedeu neste sábado, 6 de Junho, à inauguração do novo Mercado Miguel Vingo, localizado no bairro Dunga, numa cerimónia que contou com a presença de membros do Governo Provincial, autoridades administrativas e diversas entidades convidadas.

    A infra-estrutura comercial recebeu o nome de Miguel Vingo em homenagem ao antigo regedor do bairro Dunga, reconhecido pelo seu contributo para o desenvolvimento da comunidade e pelo seu empenho na promoção do bem-estar dos munícipes.

    O novo mercado dispõe de mais de 200 bancadas para a comercialização de diversos produtos, além de uma área administrativa, casas de banho, sistema de iluminação pública e abastecimento de água, condições que visam proporcionar maior comodidade, segurança e higiene aos comerciantes e consumidores.

    Durante o acto, o Governador Provincial destacou a importância da infra-estrutura para a organização da actividade comercial no município, reforçando o compromisso do Executivo com a melhoria das condições de vida da população e a promoção do desenvolvimento económico local.

    A cerimónia foi igualmente prestigiada pelo Administrador Municipal do Uíge, José Raimundo Almeida Teca, bem como por outras entidades governamentais da província, líderes comunitários e munícipes.

    Com a entrada em funcionamento do Mercado Miguel Vingo, espera-se uma melhor organização do comércio no bairro Dunga, contribuindo para a dinamização da economia local e para a criação de um ambiente mais adequado para vendedores e compradores.

    Via GMCS-Uíge

     

    História do Kongo

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    MBEMBA NGANGU: O HERÓI DO BEMBE QUE SALVOU UÍGE

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS BASUNDI: POVO DO KONGO CENTRAL E HERDEIROS DE UMA ANTIGA PROVÍNCIA DO REINO DO KONGO

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    OS DIALECTOS KONGO DO GRANDE BANDUNDU

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    Os LAçOS ENTRE A PROVÍNCIA DO KWILU MA RDC E OS KONGO

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    DO REINO DO KONGO A BANDUNDU: UMA HISTÓRIA POUCO CONTADA

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)

    GRUPOS ÉTNICOS BAKONGO NA REGIÃO DE BANDUNDU/RDC (Kwango e Kwilu)