Benvinda Nsamu supera concorrência e conquista campeonato de xadrez

Por Alfredo Dikwiya e Jeremias Kaboco

Uíge, 09/05 (Wizi-Kongo) – A xadrezista do Santa Rita FC, Benvinda Nsamu, de 12 anos de idade, superou a concorrência de 19 outros atletas e conquistou hoje, quarta-feira, nesta cidade, o campeonato provincial unificado da modalidade, na categoria de juvenis.

Realizado na sede da associação, na rua Ultramar, no mesmo edifício onde funciona a Direcção Provincial da Juventude e Desporto, o referido campeonato selectivo aos nacionais na província de Benguela, a decorrer neste fim-de- semana, realizou-se de 21 do mês transacto a nove do mês corrente.

Para alcançar o primeiro lugar, Benvinda Nsamu, obteve seis pontos, legando par o segundo lugar, com o mesmo número de pontos, Armindo Sebastião, segundo sublinhou essa tarde ao Wizi-Kongo, no fim da prova, o presidente da mesma associação, Amilton Cardoso. A terceira posição, disse, coube a Isaac Carlos, com 5.5 pontos, os mesmos pontos adquiridos por Pedro Barbosa, na quarta posição, um campeonato disputado por 20 xadrezistas com idades compreendidas dos 7 aos 14 anos, realizado no sistema Suiço em sete jornadas, respectivamente.

Para o nacional de Benguela, esclareceu, Uíge poderá participar com os atletas do clube Santa Rita de Cassia, nomeadamente, Benvinda Nsamu e Isaac Carlos e pelo Núcleo da Escola Macovi, seguem Pedro Barbosa e Cláudia Nsamu, respectivamente. Para o êxito da prova, participaram-na atletas da equipa do Santa Rita FC, Núcleo da Escola Macov, dos Amigos da Rura Ultramar e outros individuais, com desafios disputados nos sábados e domingos, cujo encerramento aconteceu hoje.

No fim da prova, Benvinda Nsamu, campeão provincial juvenil, não escondeu a satisfação pelo feito alcançado e comprometeu-se em saber dignificar da melhor maneira o nome da província no nacional, em ano de sua estreia em provas de género sob exigido da Federação Angolana de Xadrez “Assim que estiver no nacional, irei jogar de igual para igual com as demais xadrezista a encontrar na competição, para com isso, eu consiga dignificar bem o nome da província, dos meus pais, família, amigos e colegas da escola”, salientou a pequena Benvinda Nsamu.

Wizi-Kongo, chegou a casa de Benvinda Nsamu e numa conversa breve com os seus progenitores admitiram ser uma criança educada, de trato fácil, simpática e com bom aproveitamento académico no INE, onde frequenta a 7ª classe, tendo como média de suas notas dos 14 a 20 valores. A disciplina de Matemática é das suas maior inspiração.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.