Por Nicodemos Paulo
O Bispo do Uíge, D. Joaquim Tyombe, exortou os cristãos daquela Diocese, particularmente os católicos, a respeitarem as medidas de prevenção contra a Covid-19 para evitar a proliferação da pandemia.
O prelado fez o apelo, na terça-feira, no final de uma reunião com o clero da Diocese, a quem pediu maior engajamento na sensibilização dos fiéis sobre os cuidados a ter face à pandemia. A observância das medidas preventivas, lembrou, são gestos de amor individual e colectivo, que devem ser abraçados por todos, para proteger a vida.
“Se todos respeitarmos as medidas orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, cortaremos a rede de contágio e rapidamente o país sairá desta situação pandémica que a todos aflige”, disse.
A situação, notou o prelado, provocou grandes privações financeiras às famílias, com reflexos psicológicos, sociais e culturais, que deverão ser superados com a solidariedade da Igreja e instituições públicas e privadas vocacionadas à assistência social.
Para D. Joaquim Tyombe, assiste-se, nos dias que correm, um esfriamento das relações interpessoais, devido a receios de contágio, ao mesmo tempo que se evidencia “o egoísmo mesquinho de pessoas que se escudam na Covid-19 para não ajudar quem mais precisa”, quando, na verdade, “esta crise é uma oportunidade para o altruísmo”.
“Tenho repetido o apelo aos cristãos para não se fecharem, mas a abrirem-se ao amor, partilhando ideias, orações, os dotes humanos, bens materiais com quem mais precisa, para dar sentido à vida, pois como cristãos temos que proteger e promover a vida nos bairros, locais de serviço, hospitais e comunidades”, afirmou.
Deixe uma resposta