Uíge – O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Uíge registou, desde Janeiro deste ano, 106 casos de incêndios, um aumento de 12 ocorrências em relação ao mesmo período do ano 2021.
Ao falar à margem da celebração dos 41 anos de existência do SPCB, que se assinala hoje (30 de Novembro), o comandante provincial do SPCB no Uíge, sub-comissário Júlio Canzau, informou que a maioria dos incêndios ocorreram em residências, viaturas e em locais laborais.
Explicou que curto-circuito, fogo posto, negligência no nauseamento de fontes incandescentes e vazamento de gás serem as principais causas de acidentes.
Júlio Canzau disse que foram registados, igualmente, queda de árvores, acidentes de viação, derrame de combustível, afogamentos, concentração de abelhas, deslizamento de terra, descargas atmosféricas, vazamento de gás butano, num total de 246 ocorrências.
Disse que os danos matérias foram avaliados em 23 milhões 991 mil kwanzas, superando um milhão 547 mil do período anterior.
No período em referência, Júlio Canzau disse que foram realizadas, igualmente, 114 inspecções e 238 vistorias.
No acto de encerramento, o comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, comissário Monteiro dos Santos, apelou aos efectivos do SPC local a continuarem a sensibilizar a população para o cumprimento das medidas de prevenção contra incêndios e outras calamidades naturais.
Via JA
Deixe uma resposta