Campanha de massificação do registo civil e atribuição do BI abrange mais de 5 mil cidadãos no Songo

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 20/07 (Wizi-Kongo) – Uma campanha de massificação do registo civil e atribuição do Bilhete de Identidade (BI), que irá abranger mais de 5 mil cidadãos, teve iniciou hoje, segunda-feira, no bairro Zulu Mongo, periferias da vila do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

Júnior Kudimwene, administrador municipal do Songo, presidiu o acto do iniciou desta campanha na presença de autoridades tradicionais, eclesiásticas e a população no geral. Assim, na ocasião, aquele administrador pediu os encarregados no sentido de aproveitarem a oportunidade e, com isso, fluírem os locais onde estarão as equipas, com vista o êxito da mesma campanha.

Do ponto de vista social, explicou, Júnior Kudimwene, todo cidadão sem BI encontra algumas restrições, para colmatar isso, quem estiver nesta situação, deve aproveitar essa oportunidade que seja um facto, porque os brigadistas destacados aqui no município, irão necessitar muito do apoio dos cidadãos do Songo.

Por sua vez, o delegado municipal da justiça e direitos humanos no Songo, Kinavwidi Rafael Panda Vieira mencionou os critérios de trabalho, consubstanciados, em passar de regedoria em regedoria, aldeia em aldeia, com objectivo de registar todos aqueles indivíduos que não possuem os dois documentos em causa, no caso, cédula pessoal e o Bilhete de Identidade nacional.

Garcia Lopes, um dos vários encarregados presentes no local e, que conseguiram registar os seus filhos logo no arranque da campanha disse sentir-se satisfeito porque reconheceu que não costuma ser fácil tratar documentos de género na circunscrição.

Songo, é um município da província do Uíge, constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Songo e pela comuna de Kivwenga (localizado a 42 quilómetros a norte da sede municipal/Songo). Porém, Songo, possui 2.800 quilómetros de extensão, distribuídos em duas comunas (Songo e Kinvwenga), 13 regedorias e 81 aldeias, concretamente, habitados por 71 mil e 515 pessoas.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.