Cananito Alexandre é sepultado no Uíge

Por Mário Cohen

O corpo do músico, compositor e político, Cananito Alexandre,  é sepultado amanhã no cemitério da aldeia de Mbanza Mpolo, sua terra natal, na província do Uíge.

Em declarações ontem ao Jornal de Angola, Lina Alexandre, irmã do malogrado, informou que ontem foi realizado o velório do músico na sala de velório do Cemitério do Sant’Ana, em Luanda, de onde parte  às 12h00 de hoje o corpo de Cananito Alexandre para a sua terra natal, onde é sepultado amanhã.

Lina Alexandre disse que o músico deixou um LP em estúdio e que a família vai dar continuidade dos trabalhos para colocar no mercado a título póstumo.

Pelo falecimento de Cananito Alexandre, no domingo, vítima de doença, o Ministério da Cultura destacou, na segunda-feira, o contributo do músico na promoção, valorização e divulgação da cultura angolana, numa nota de condolências.

O departamento ministerial refere que Cananito Alexandre se evidenciou, ao longo da sua vida, como um defensor intransigente do desenvolvimento sociocultural do país, em particular da província do Uíge, de que era oriundo, numa incansável caminhada pela preservação, divulgação e promoção das tradições culturais em todo território nacional.

“Fruto da sua entrega e determinação, o músico deixa marcas indeléveis no mundo das artes angolanas, em particular na arte de cantar que devem servir de exemplo às gerações vindouras”, diz o comunicado do Ministério da Cultura. Além de se firmar como músico, Cananito Alexandre destacou-se como político enquanto membro do Conselho Nacional da JMPLA, do Comité Central do MPLA. Cananito Alexandre foi governador da província do Uíge de 1995 a 1998, e foi deputado da bancada parlamentar do MPLA.

O Secretario do Bureau Político do Comité Central do MPLA expressou condolências à família de Cananito Alexandre. “Foi com muita tristeza que   tomou conhecimento do falecimento de Serafim Cananito Alexandre, ex-membro do Comité Central e antigo primeiro-secretário do Comité Provincial do Uíge do Partido, ocorrido domingo, 29 de Janeiro, em Luanda, por doença. “Neste momento de dor e de luto, o Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória de Cananito Alexandre e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, endereça à família enlutada as suas mais sentidas condolências”.

O Governo da província do Uíge considerou Cananito Alexandre um dirigente incontornável na luta pelo desenvolvimento socioeconómico da região.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.