Cidadãos do Uíge exortados a devolver peças museológicas

Uíge – O director do Museu Etnográfico do Congo, localizado na província do Uíge, Bernardo Malala, exortou, sexta-feira, aos cidadãos a devolverem peças museológicas, eventualmente em sua posse, que foram extraviadas durante os anos de conflito armado.

O responsável lançou o repto durante uma visita de um grupo de militantes do MPLA ao museu, no âmbito das actividades do 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada de libertação nacional, tendo referido que o resgate das peças vai dignificar e valorizar mais a cultura da província e do país.

Bernardo Malala disse que o museu Etnográfico do Congo tinha acervo composto por 550 peças diversas, mas actualmente conta apenas com 260, devido o extravio de obras, sofridas durante o período de conflito armado.

Salientou que a infra-estrutura que alberga o museu precisa de obras de restauro e ampliação, de duas novas salas para exposição, além de carecer de produto para a conservação de peças museológicas.

Por sua vez, o segundo secretário municipal do MPLA do Uíge, João Canga, solicitou à população no sentido de contribuir, na devolução ou através de denúncia de pessoas que estejam em posse de obras museológicas.

Via Angop

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.