Cidade conta com novo mercado

Imagem simbólica

Uíge – A cidade do Uíge, sede capital da província com o mesmo nome, conta a partir hoje, sexta-feira, com um novo mercado aberto no bairro Quindenuco, para acomodar os vendedores ambulantes, em acto presidido pelo vice-governador para a Área Técnica e Infra – estruturas, Afonso Luviluko.

O novo mercado aberto, nos arredores do SIAC, tem 144 bancadas, 20 lojas, quatro casas de banho, área administrativa e duas guaritas.

Para a conservação dos produtos e higienização, o recinto é abastecido por um gerador de 120 KVA e possui um tanque de água de 70 mil litros.

Ao falar na cerimónia de abertura do mercado o vice-governador para a Área Técnica e Infra-estruturas, Afonso Luviluko, agradeceu os esforços da administração municipal do Uíge e outros intervenientes na criação de condições mínimas, para que hoje o mercado estivesse à disposição da população.

O responsável pediu aos participantes a se engajarem na sensibilização dos cidadãos que vendem em sítios impróprios na necessidade de se dirigirem ao novo mercado para possuir as bancadas que foram construídas pela administração local.

Informou que o novo mercado vai ser gerido por um gestor privado indicado pela administração municipal do Uíge e vai criar as condições de higiene e de transporte dos vendedores e para compradores.

Disse que a população deve colaborar também com a empresa gestora na retirada do lixo, para o bem – estar social do mercado.

Em declarações à imprensa a administradora municipal do Uíge, Catarina Pedro Domingos, disse que o registo das pessoas que pretendem possuir lugar no novo mercado já atingiu a 90 por cento.

Frisou que os espaços para câmaras frigoríficos estão sendo loteados actualmente em colaboração com empresa contratado Avó Zua.

Adiantou que dois autocarros estão já igualmente na disposição para transportar os vendedores.

Por sua vez, o responsável da empresa Avó Zua, Zombo Zua João, indicou que tem como prioridade do seu mandato, a criação de condições de higiene, transportes, novos espaços de câmaras frigoríficos e de outras pessoas que ainda não têm lugar de vender.

Nas suas mensagens o soba e vendedores agradeceram os esforços do governo local, na melhoria das condições básicas da vida da população.

O mercado do Quindenuco, seis quilómetros à sul da cidade do Uíge foi construído em 2011 no quadro do programa da administração municipal do Uíge, para o desenvolvimento urbano e  Combate a Fome e Pobreza.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.