
Uíge – Os docentes e estudantes do ISCED do Uíge e Universidade Kimpa Vita manifestaram hoje, quinta-feira, a sua consternação pela morte do catedrático Dissengomoka Sebastião Alexandre, ocorrida nesta terça-feira, vítima de morte súbita.
Em mensagem de condolência a que a Angop teve acesso, a Associação de Estudantes da Universidade Kimpa Vita indica que a morte de Dissengomoka Sebastião Alexandre deixa um grande vazio no seio da comunidade universitária local e não.
Já a reitoria da Universidade Kimpa Vita, refere que o professor Dissengomoka Sebastião Alexandre foi um intelectual de mérito, respeitado e admirado pelos seus colegas e estudantes, contribuindo com o seu saber pela formação do homem novo.
“O seu desaparecimento físico constitui uma grande perda para a academia e para as ciências pedagógicas desta região de Angola”, lê-se na missiva.
Por sua vez a direcção do ISCED local, lamenta a morte do seu docente, acrescentando que prestou sempre o seu saber, com carisma e disponibilidade.
Dissengomoka Alexandre, 65 anos de idade, leccionava as cadeiras de Psicologia do 1º a 4º Ano no Isced/Uíge, onde era regente do mesmo curso. Coordenou igualmente a Ordem dos Psicólogos na região norte de Angola.
Foi autor de 65 publicações classificadas em brochuras, livros e artigos e as suas pesquisas sobre os mundos profundos.
Entre as suas obras destacam-se “Metodologia de investigação aplicada à Educação”, “Psicanálise africana ou bruxaria”, “ Intervenção psicológica”, Psicologia escolar e probabilidade de aprendizagem”, “ Psicologia da enfermagem e marburg”, “ orientação escolar e profissional em Angola”, “ Necessidade da educação sexual nas escolas de Angola”, entre outros.
Dissengomoka Sebastião Alexandre deixou igualmente uma obra discográfica intitulada “Mundo Complicado”, com oito faixas musicais cantadas em português, Kikongo e Lingala, lançado a 19 de Novembro de 2013.
Os restos mortais professor catedrático vão enterrar no dia 19 deste mês, sábado, na sua terra natal, Kibocolo, município de Maquela do Zombo.
Via Angop
Leave a Reply