Por Sagrado Coração de Jesus
Negage, 04/05 (Wizi-Kongo) – No municipio do Negage, província do Uíge, os comerciantes que exercem as actividades comerciais no mercado da Feira, não estão a obedecer os conselhos de sensibilização sobre a prevenção da pandemia Covid-19.
Angola vive em Estado de emergência para conter a propagação da pandemia de Covid-19, decretado no dia 27 de Março, por 15 dias, prorrogado uma primeira vêz a 11 de Abril e volta a ser estendido de 26 de Abril até 10 de Maio, com alívio de algumas medidas para permitir a retoma paulatina da actividade económica. No Negage, administração local insiste como medidas de prenvenção básica, o uso de máscaras em locais públicos.
No mercado da Feira, a administração municipal, obrigou os vendedores, para além do uso obrigatório de máscara, o respeito de uma certa distância e estabeleceu horários das vendas que vão das 6 às 13 horas, nos dias de semana: terça-feira, quinta-feira e aos sábados.
Como em Angola, já conta com casos de contágio local, a Polícia Nacional (PN) foi chamada a contribuir para o respeito das medidas preventivas, dispersando comerciantes e compradores no mercado da Feira, depois do tempo estipulado pela administração municipal do Negage.
Um repórter do portal wizi-kongo, de passagem no local, notou que, os comerciantes continuavam com as suas actividades até as 18 horas, desrespeitando o horário imposto pelas autoridades municipais e não observam medidas de prevenção, dialogam com os seus clientes sem uso de máscaras e a uma curta distância, aproveitando a ausência da polícia, bem como as autoridades sanitárias envolvidas na sensibilização da população.
O comportamento dos comerciantes do mercado da Feira do Negage, põe em risco a segurança santária na região, num momento em que o país já registou os primeiros casos de contágio comunitário, em que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, no passado sábado, em Luanda, que Angola está “a um passo da circulação (contaminação) comunitária”, devendo redobrar as medidas de prevenção, para travar a cadeia de transmissão.
O município de Negage conta com um centro de tratamento e de internamento de casos possíveis de coronavírus.
Recordámos que até a data de hoje, Angola registou 35 casos infectados de Covid-19, dos quais 4 de contágio comunitário, com dois mortos, 11 pacientes recuperados e 22 activos.
Situado a 37 quilómetros a Noroeste da capital do Uíge, o município de Negage, cuja a vila com o mesmo nome, é a segunda cidade da província e conta com duas comunas, nomeadamente Kisseque e Dimuca. Possui 27 Regedorias, 82 Aldeias.
Deixe uma resposta