Uíge – Cento e 30 pacientes, entre crianças e adultos, internados no Hospital Geral do Uíge, receberam hoje, sexta-feira, igual número de máscaras caseiras e metades de sabão, numa doação de um grupo de jovens universitários, para ajudar a combater a Covid-19
Segundo a coordenadora dos voluntários, Elisa Macaia, a acção solidária para com os doentes, incluindo acompanhantes, deveu-se ao facto de se observar no maior hospital local pessoas sem usar estes meios de protecção, o que contribui para alastrar a pandemia.
Para a estudante, “a doação das máscaras e sabão, ajudará os mais carentes, assim como contribuir para conter a propagação da doença”, embora o Uíge, neste momento, não registe caso algum.
Na ocasião, o supervisor do hospital, Artur Mahudikina, agradeceu o grupo de jovens e realçou que actos solidários destes ajudam a salvar vidas e que outras entidades públicas e privadas sigam o exemplo.
O responsável exortou aos cidadãos do Uíge a reforçarem o saneamento nos bairros, limpando da melhor forma os quintais e ruas, uso de mosquiteiros, evitar roupar escuras, que atraem os mosquitos, entre outros conselhos que se recomendam nesta época chuvosa.
Ainda hoje, 31 idosos acolhidos no Lar do Kituma, na cidade capital, beneficiaram de márcaras caseiras ofertadas pela Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) na província, no âmbito das celebrações do Dia do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro.
O primeiro-secretário da OPA, Oscar Joaquim Garcia, reiterou a continuidade de acções de solidariedade no quadro do programa de actividade para saudar o dia do primeiro Presidente de Angola, ajudando comunidades mais necessitadas.
Já a directora do lar, Maketo Madalena Bungo, agradceu o gesto dos pioneiros que ajudaram 28 homens e 13 mulheres internadas na instituição, apelando também para a doação de mais bens alimentares e medicamentosos, para melhorar à vida dos idosos na instituição.
Via Angop
Deixe uma resposta