Uíge – O Laboratório de Biologia Molecular em instalação no Uíge, deste Agosto, para realizar dois mil testes de Covid-19 por dia, recebeu (quarta-feira) diversos equipamentos, aparelhos e materiais hospitalares para na sexta-feira iniciar testagem ao vírus Sars Cov-2.
Os meios, oferecidos pelo Ministério da Saúde, estão a ser instalados na referida infraestrutura, já com sala de extração de amostras, de reunião, de amplificação e administrativa, dormitórios e um reservatório de água, com capacidade de sete mil litros.
O laboratório localiza-se junto ao Depósito Provincial de Medicamentos, no bairro Sonangol, a cinco quilómetros a norte da cidade do Uíge, e os meios estão a ser montados por especilalistas vindos de Luanda.
Na entrega, feito pela directora nacional para área hospitalar, Jovita Chocoputo, a vice-governadora para sector Político, Social e Económico, Maria Fernando Cavungo, disse que o laboratório “tem valências para atender outras doenças e que representa grande passo no combate à pandemia”.
A responsável recordou que a instituição tem capacidade para processar dois mil testes por dia, sendo mil de RT-PCR e outros mil de serologia, atendendo também as provincias do Cwanza-Norte, Bengo e Malanje.
A directora garantiu existirem condições técnicas, matérias e humanas para o início dos testes de Covid-19 na circunscrição. Anunciou que vai funcionar inicialmente com quatro técnicos treinados em Luanda e que, por sua vez, formarão outros para potenciar o labotarório na detenção de casos.
No quadro do combate à pandemia, Jovita Chocoputo e sua comitiva visitaram ainda o hospital de campanha em construção no bairro Catapa, desde Setembro, com capacidade para cem (100) camas para internamento, cuja execução da obra encontra-se já a cerca de 50 por cento.
Instalado num espaço de 4 mil metros quadrados, a unidade tem 80 metros de comprimentos e 25 de largura. As obras terminam em Novembro e tem já actualmente as paredes e o tecto, faltando as portas, janelas, as salas de internamentos, zona sanitária e de serviços administrativos.
Via Angop
Deixe uma resposta