Uíge – Cinco mil 847 cidadãos da província do Uíge, que estavam retidos em Luanda, devido ao Estado de Emergência, regressaram nos últimos três dias ao convívio familiar.
A informação foi prestada terça-feira, pelo Governador provincial, Pinda Simão, ao ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, durante um encontro com a Comissão Provincial Multissectorial para a Prevenção e Combate à Covid-19.
Segundo Pinda Simão, os cidadãos regressaram às suas residências a partir das fronteiras com as províncias do Bengo, Zaire, Malange e Cuanza-Norte, durante a interrupção provisória do cerco sanitário estabelecido no país.
Informou que nos 16 municípios da província foram criados centros para quarentena e salas de isolamento para possíveis casos, assim como um centro de tratamento com 30 camas equipadas com onze ventiladores, 12 monitores e igual número de bombas infusóras.
Acrescentou que nos últimos 15 dias foram realizadas 2.792 visitas de seguimento às pessoas em quarentena.
No mesmo período, segundo o governador Pinda Simão, foram igualmente capacitados na província 110 profissionais de saúde e 376 pontos focais comunitários na vigilância de casos suspeitos de Covid-19.
Foram igualmente capacitados 32 profissionais de saúde (técnicos de laboratório e vigilância epidemiológica) dos Ministérios da Saúde, Interior, Forças Armadas Angolanas (FAA) e do sector privado sobre os equipamentos de protecção individual.
O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, efectuou nesta terça-feira uma visita de algumas horas à província do Uíge, onde constatou o grau de prontidão e as medidas que estão a ser adoptadas no âmbito da prevenção contra a covid-19.
Via Angop
Deixe uma resposta