VICE-DECANO DA FACULDADE DA KIMPA VITA DESPEJADO DE CASA POR NÃO PAGAMENTO DE RENDA MENSAL DE CASA

Por Jeremias Kaboco|Jornalista

Uíge, 14/01 (Wizi-Kongo) – Um dos vice-decanos, concretamente, área científica da faculdade de direito da universidade Kimpa Vita, Makumbundu Ngoma, foi despejado nos últimos dias da residência onde vivia em razão de ter acumulado uma divida de 40 meses da renda mensal.

Segundo apurou este portal, a residência de tipologia T3 que está situada no bairro Paco por trás do aeroporto Manuel Quarta Punza, na província do Uíge, foi negociada por um dos seus colegas onde era compartilhada por três docentes com uma comparticipação individual mensal no valor de 10.000,00 Akz, desde 2018.

Verificou-se que, segundo a fonte do Wizi-Kongo, dos três ocupantes, todos docentes universitários, somente Makumbundu Ngoma não se conformava no cumprimento das obrigações, acumulando assim cerca de 40 meses, situação este que motivou a dona de casa dar uma participação ao serviço de investigação criminal no Uíge, na qual resultou no despejo imediato da residência e um prazo para o pagamento da dívida.

Makumbundo Ngoma, chegou na faculdade de direito da universidade Kimpa Vita por intermédio de um concurso público de ingresso no ensino superior no ano de 2012, enquanto na altura já era efectivo da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, foi enquadrado na categoria de professor auxiliar na UNIKIVI.

Exerceu as funções de chefe de departamento de ensino e investigação de direito público da faculdade de direito, acumulando em simultâneo o cargo de chefe de departamento dos assuntos científicos até os meados de 2017.

Tudo indica que Ngoma, será exonerado pois foi submetido a uma comissão disciplinar por motivos de falsidades, entre outras a falta de documentos comprovativos da sua inscrição no curso de doutoramento, enquanto beneficiava de um financiamento pago pela faculdade de direito, incumprimento na execução de tarefas bem como as constantes prolongadas ausências injustificáveis.

Nomeado vice-decano da faculdade de direito no mês de Julho de 2022, um ano depois desvia para a cidade capital Luanda a viatura de serviço que lhe tinha sido atribuída na qualidade de decano, viatura de marca Ford Fusion com a chapa de matrícula LD-14-96-DT transformou a mesma transporte para apoio da sua família.

Contactados via telefone numa entrevista não gravada, o vice-decano da faculdade de direito, confirma de ter acumulado a referida dívida e que através de uma participação feita pela senhoria Lucrécia foi acordado o pagamento e que na sexta-feira (12) fez o pagamento da primeira parcela no valor correspondente em 200.000,00 restando assim 220.000,00.

Sobre a viatura em sua posse, Makumbundu afirma que a viatura em causa é do conhecimento da faculdade de direito na universidade Kimpa Vita e a mesma encontra-se avariada em Luanda e que está reparação, frisou.

Já sobre as dúvidas que se levantam sobre os estudos, Makumbundu Ngoma diz possuir o título de mestre e actualmente frequenta o curso de doutoramento.

Makumbundo Ngoma, é doutorando e inscrito desde 2012 até a data presente nunca defendeu a sua tese de doutoramento, porém, ninguém dentro da universidade Kimpa Vita consegue aferir a autenticidade da sua formação superior na vizinha República Democrática do Kongo.

 

 

 

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.